O chef estava afastado das atividades nos últimos dias
O chef estava afastado das atividades nos últimos dias

Marcos Guardabassi, mais conhecido como Marcos Bassi, proprietário do restaurante Templo da Carne, no Bixiga, bairro da Bela Vista, região central, e notório especialista em cortes de carnes, morreu, aos 64 anos, no início da tarde deste domingo (24), no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado para se tratar de um câncer no pulmão. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital. O sepultamento de um dos mais conhecidos churrasqueiros do país será na tarde desta segunda-feira (25) no Cemitério do Araçá.

Filho de um alfaiate e de uma dona-de-casa italianos, Bassi nasceu e cresceu no tradicional bairro do Brás, na região central. Com 8 anos, já trabalhava de ambulante. Ainda jovem, abriu o primeiro açougue, com a ajuda da mãe, no Mercadão Municipal. O próximo passo foi transferir o seu açougue para a Rua Humaitá, no Bixiga, também na região central, denominando-o Casa de Carnes Bassi.

Em 1978, abriu o seu primeiro restaurante, o Bassi, na Rua 13 de Maio. Dentre os cortes de carne que ajudou a valorizar, estão o bombom de alcatra e o da fraldinha, até então considerada carne de segunda. Marcos Bassi deixa esposa e duas filhas.

(G1 SP)