anita

Anita Leocádia Prestes, filha do líder comunista Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, lançará na próxima sexta-feira, as 19 horas, na Câmara Municipal, o livro “Luiz Carlos Prestes – o combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)”. A programação inclui ainda a abertura de uma exposição na sede da Associação 64/68 – Anistia, no mesmo dia, e uma fala de Anita no Centro de Formação Frei Humberto, no sábado. A visita de Anita Leocádio faz parte de uma turnê que a historiadora iniciou no Nordeste.

O livro se concentra no período da atuação política de Prestes entre a aprovação da Declaração de Março de 1958 pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento, em 1990. Segundo a apresentação, “o leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado ‘stalinismo’ no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/57”.

A vinda de Anita é uma iniciativa de um grupo de diversas entidades e instituições: Aparecidos Políticos, Associação 64 / 68 – Anistia, Centro de Formação Frei Humberto, Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Desarma Brasil, Editora Expressão Popular, Instituto Caio Prado Jr., Mandato Ecos da Cidade – Ver. João Alfredo (PSOL), MST, PCB-CE, Projeto Marcas da Memória (Comissão de Anistia-Ministério da Justiça), Rede Nacional dos Advogados Populares, Sociedade dos Poetas Vivos.

(Eliomar de Lima)