ant bezerra

Serão retomadas na próxima segunda-feira (4) as obras de ampliação do Terminal de Antônio Bezerra, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), da Prefeitura de Fortaleza. A conclusão da reforma, porém, está prevista apenas para novembro.

A reforma do terminal teve início em agosto de 2009, mas estava paralisada há dois anos por entraves relacionados à execução do projeto. Durante esse período, a ampliação e modernização do terminal passaram por ajustes e adaptações.

O novo Terminal de Antônio Bezerra terá acesso de pedestres pela Avenida Mister Hull e pela Rua Demétrio de Menezes. Duas plataformas serão construídas no sentido perpendicular à Avenida Mister Hull, para melhorar a acessibilidade e a circulação dos ônibus no terminal. As plataformas terão o formato “dente de serra”, que permitirá aos motoristas dos ônibus o acesso imediato às plataformas sem que eles precisem realizar a manobra de marcha ré para acoplar o veículo.

Além das duas plataformas, serão criadas travessias subterrâneas para evitar o cruzamento entre os pedestres e os ônibus. Cada uma das plataformas terá duas baterias de banheiros, inclusive para pessoas com deficiência. Telefones públicos rebaixados também estarão disponíveis, como forma de promover a acessibilidade universal num equipamento público como o terminal de ônibus.

O usuário do novo terminal poderá usufruir ainda de grandes galerias comerciais, além de posto dos Correios, posto policial e ambulatório. A administração do terminal estará dividida em dois níveis: um no piso principal do terminal e outro no segundo pavimento, onde, através de uma torre de observação, será possível visualizar todo o movimento de entrada e saída dos ônibus.

As obras de reforma estão, atualmente, 35% concluídas e tem custo total de R$ 14.385.268,21. O prazo de conclusão da obra é de 240 dias. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), pelo Terminal de Antônio Bezerra, inaugurado em julho de 1992, circulam atualmente 44 linhas, atendendo diariamente a 162 mil passageiros.

(Jangadeiro Online)