médico

O Ceará tem apenas 1,16 médico para cada mil habitantes, ocupando a 7ª pior colocação no ranking nacional, conforme pesquisa Demografia Médica no Brasil, divulgada nesta segunda-feira (18). São 10.826 médicos para 2.648.532 habitantes. Dessa forma, o estado fica abaixo da média do Nordeste (relação é de 1,23) e do Brasil (relação de 2,00).

A população de Fortaleza, com 2.476.58 habitantes, tem 7.821 médicos; mostrando situação um pouco melhor que a do estado, relação de 3,16 médicos registrados para cada mil habitantes. Com os números, Fortaleza ocupa a 18ª posição entre as capitais brasileiras, mas a 2ª pior colocação na Região Nordeste, estando atrás apenas de São Luís.

Especialistas no estado

Pediatras e Clínicos-médicos são os especialistas mais encontrados no estado, com 1.144 e 1.017, respectivamente. As especialidades mais ausentes no Ceará são genética-médica e radioterapia, com 10 e 11 médicos registrados, respectivamente.

Melhores e piores índices

Conforme o estudo, o Distrito Federal (DF), com 10.826 médicos registrados para 2.648.532 habitante, está em 1º lugar no ranking, representando 4,09 médicos. O Maranhão aparece na última posição, com 4.750 médicos para 6.714.314 habitantes, relação de 0,71 médicos por mil habitantes.

Concentração de médicos em grandes centros

O estudo mostra a concentração dos serviços médicos dos grandes centros. Fatores como a ausência de políticas públicas nas áreas de ensino e trabalho e os baixos investimentos têm contribuído para que profissionais de saúde permaneçam mal distribuídos pelo território nacional e com baixa adesão ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo em áreas de difícil provimento.

“O principal fator de fixação do médico não é o local de graduação, mas os grandes centros, onde estão as oportunidades de emprego, de especialização e de qualidade de vida”, informa a pesquisa. O estudo Demografia Médica no Brasil: Cenários e Indicadores de Distribuição foi desenvolvido em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

(Roberta Tavares, Jangadeiro Online)

Anúncios