bombeiro

O Corpo de Bombeiros do Ceará atestou nesta quarta-feira (30) que 4 casas de shows na Capital não têm as mínimas condições de segurança para funcionamento. Nestas boates,faltam itens de segurança básicos, como extintor de incêndio e saída de emergência. 

Foram interditadas pelos bombeiros:

L4
Meet
Kukukaya
Terraço Brasil

Além desses estabelecimentos, 10 casas noturnas foram notificadas pelo Corpo de Bombeiros e têm 72h para regularizar os equipamentos de segurança. Até o momento, foram feitas em torno de 20 vistorias em Fortaleza. Conforme os bombeiros, apenas 30% apresentam os padrões mínimos de infraestrutura.

Apesar da interdição do Corpo de Bombeiros, as boates não foram fechadas, pois o órgão é responsável apenas pela verificação da segurança contra incêndio e emissão do certificado de conformidade. A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) é quem concede o alvará de funcionamento dos estabelecimentos.

O laudo completo das inspeções será divulgado na próxima sexta-feira (1º).

A boate Acervo Imaginário informou, na manhã desta quarta-feira, que suspendeu as atividades do estabelecimento neste fim de semana para realização de obras.  A casa afirma que a reforma tem como intuito adequar-se “às normas técnicas vigentes, que envolve questões como: saídas de emergência, vazão de pessoas e sinalização”.

Bombeiros admite que número de profissionais não é o suficiente para fiscalizar casas noturnas

Corpo de Bombeiros do Ceará informou nesta segunda-feira (28) não ter profissionais suficientes para vistoriar todas as boates e casas de shows que existem na Capital. Conforme o relações públicas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Leandro Nogueira, o órgão conta com três equipes com dois profissionais para fazer esse tipo de fiscalização.

As vistorias tiveram início na segunda-feira, têm o objetivo de evitar tragédias como a que provocou a morte de 235 pessoas no último domingo (27) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Com informações da repórter Ivna Girão

(Diário do Nordeste)