aracati

Em clima de expectativa quanto ao anuncio das atrações e estrutura para o carnaval de Aracati teve início às 10h44 minutos deste sábado (26) a coletiva de imprensa feita pelo prefeito da cidade Ivan Silvério e seu secretariado. Abriu os trabalhos o deputado federal José Airton Cirilo – PT-CE. Airton iniciou falando do desafio que é promover uma festa do tamanho do carnaval de Aracati relacionando a queda dos repasses para os municípios, porém, frisou a destinação de cerca de 400 mil de emenda para ajudar na realização da festa. “O carnaval de Aracati é o maior do ceará e um dos maiores do Brasil, trazendo pessoas até de outros países”, destacou José Airton, salientando o interesse de colaborar muito mais com o município, principalmente na questão dos eventos. O deputado José Airton frisou ainda a importância de promover um carnaval de paz e superação.

“o carnaval de Aracati se tornou a principal festa da nossa Cidade, tornando-se o maior carnaval do ceará”. Com essas palavras o vice-prefeito Valdy Menezes iniciou sua participação na coletiva que reuniu os meios de comunicação locais e do Estado, mas que foi retransmitida apenas pela Canoa FM. Como secretário de saúde Valdy disse ter participado de reuniões, inclusive com a coordenação do SAMU/Leste, quando apresentou o plano operativo para o carnaval de Aracati.

Segundo Menezes o principal equipamento será o Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED). O secretário garantiu  abastecimento de medicamentos e equipes completas que atuarão durante todo o carnaval; o HMED contará com 5 médicos de plantão durante 24h, além das equipes em Canoa Quebrada, das 9 as 17hs (equipe completa), em Majorlândia (equipe completa) Quixaba (enfermeira, auxiliar e vigia), em Santa Tereza (enfermeira e auxiliar) e a novidade é este ano a comunidade de Outeiro terá equipe de saúde à noite.

Na Avenida Coronel Pompeu estarão completas sendo uma nas proximidades da Igreja Matriz e uma outra próximo aos camarote. Haverá também uma equipe nos camarotes que atenderá não só os brincantes vip’s, mas também os demais foliões que necessitarem dos serviços, sendo que neste posto estará uma ambulância de plantão.

Devido o número de foliões e mesmo estando o Município com a situação da dengue controlada a equipe de endemias estará atuando. Todos os dias dados serão repassados por profissionais do HMED para que haja um controle mais eficaz. O secretário de saúde informou também que por toda esta semana haverá treinamento de pessoal no tocante às informações que serão repassadas aos foliões no momento de sua chegada ao Município. Campanha de prevenção ás doenças, segurança no transito, equipes na entrada e na rodoviária são algumas da ações desenvolvidas ao longo do Carnaval. Outro método a ser utilizado será um folder contendo o mapa contendo a localização dos pontos de apoio e telefones úteis. Embora o tempo de preparação para o carnaval tenha sido curto Dr Valdy Menezes acredita que Aracati terá o carnaval mais belo da história da sua História.

O secretário de turismo do Município Magela Jr afirmou que para o carnaval de Aracati acontecer com sucesso é necessário muita dedicação, tanto que há uma consistente parceria entre todas as secretarias. De acordo com Magela a maior atração do Carnaval de Aracati será a segurança. “Infelizmente ainda não há como fazer um mega evento como a cidade merece, contudo, os elementos básico estão garantidos. O saldo será positivo”, acrescentou o secretário.

O prefeito Ivan Silvério agradeceu a paciência principalmente da imprensa e reafirmou ser extremamente necessário acontecer o encontro para repassas as principais informações sobre o grande acontecimento que eleva o nome do Aracati no cenário nacional. Ivan relatou que há seis anos observou que os períodos de carnaval e dezembro são as principais épocas para alavancar a economia do Município.

Como contabilista Ivan enxerga que essas datas devem ser trabalhadas da melhor maneira possível. O prefeito acrescentou que a economia de Aracati cresce nesse período fazendo girar no Município de 11 a 15 milhes de reais/ano. É o Carnaval portanto quem fomenta a economia do município de acordo com Ivan Silvério. A procura por trabalho temporário nesta época do ano é grande de acordo com o prefeito, daí, mais um motivo para se trabalhar o evento com mais cautela e objetividade. O desemprego é a base para o clima que hoje paira sobre o município e o Brasil e, segundo Ivan toda essa questão será vista com bons olhos por sua administração.

Ivan agradeceu a emenda do Dep. Jose Airton Cirilo e disse está preparando um relatório sobre a real situação do município. Os servidores da saúde estão em atraso, disse o prefeito, salientando que, ao sair da coletiva iria se dirigir a uma reunião para tratar do assunto. “Carnaval é bom mas é preciso resolver o problema financeiro”, afirmou Ivan Silvério. Reuniões foram realizadas com os órgãos que representam os servidores da saúde. Em contato com o Bradesco Ivan disse ter conseguido protelar alguns problemas com relação aos empréstimos consignados, haja vista os juros cobrados por atraso de pagamentos. Segundo ele Juridicamente tudo está sendo trabalhado.

A segurança será priorizada na entrada e saída do circuito da avenida Coronel Pompeu local aonde acontece o mela-mela bem como estratégias para coibir a ação de indivíduos serão implementados pelas equipes que estarão de plantão também em regime de 24h. As ruas paralelas à Avenida serão monitoradas no sentido de evitar que descuidistas ajam e empreendam fuga. Plano estratégico de segurança está bem montado disse Ivan, que agradeceu ao governador Cid Gomes pelo apoio ao Carnaval de Aracati.

O processo de licitação foi realizado com transparência e os custos para a realização da festa serão colocados em questão, foi o que afirmou Ivan, citando inclusive a qualidade das atrações e o que será gasto no evento. É sua intenção que toda a população tenha conhecimento do que será gasto na realização do carnaval. Uma novidade este ano em Aracati será o término do carnaval que ocorrerá somente na noite da quarta-feira de cinzas, sendo que antes ocorria com a saída do Bloco dos Loucos ao meio-dia.

Uma parceria entre a Prefeitura de Aracati e a COELCE irá ajudar bastante com a apresentação do projeto de conscientização sobre a preservação ambiental. As principais ruas da Cidade já tiveram melhorias na iluminação, bem como, as vias de acesso à Majorlândia e Quixaba terão atenção especial. Outro fator importante para que o Carnaval de Aracati ganhe mais força é a parceria com a imprensa, reafirmou o prefeito Ivan Silvério, acrescentando a importância em levar a informação à comunidade e ao público de fora. Urnas serão instaladas nas ruas de Aracati para que a população possa depositar sugestões e reclamações sem que haja a necessidade de identificação pessoal, para isso o prefeito Ivan garantiu existir uma ouvidoria séria para que os reclames da população cheguem até ele: “as chaves das urnas ficarão comigo” – disse Ivan à Imprensa. 

Atrações:

Locais: Louca Mania, Amor a Mil, Loskakos, Malucos da Folia, Xote 7, Carlinhos Kaiã e Banda, Chico de Janes e Muleke Atrevido.

Axé: Tribal, Xanxé, Phapyrô, Banda Mel, Sumsamba, Andre luví, Bakulejo, Mateus Fernandes, Mr. Babão, Serginho e Pimenta N’ativa.

Elétrico: Forró Real, As Coleguinhas, Garota Safada, Ítalo e Renno.

Quarta-feira: Antes do carnaval a Renovação Carismática fará o tradicional carnaval cristão

Quinta e sexta: Alternativos com bandas locais

Por Cristiano Campos

(Portal CanoaFM)

Anúncios