A Polícia Militar do Ceará recebeu nesta terça-feira (15) armas não letais que serão utilizadas na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, em 2014. As armas foram fornecidas pelo Ministério da Justiça.

As armas devem ser usadas em tumultos de grandes eventos e têm o objetivo de controlar e evitar confusões. O primeiro lote das armas deve chegar neste mês a todas as cidades sedes dos jogos internacionais.

“O principal destaque é a pistola de incapacitação elétrica, uma armas de fabricação nacional. Também temos pistolas tasers [armas de choque] de fabricação americana”, explica o major Luís Martins, superintendente do Batalhão de Choque.

Os policiais também receberam spray de pimenta para controlar confusão entre torcidas e granadas de efeito moral.

Policiais e gestores de órgãos do Ceará participarão de um projeto de capacitação para atuação em eventos de grande porte, com a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Os dois eventos de futebol têm Fortaleza como uma das sedes de jogos.

Os órgãos de segurança do estado se reuniram com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça. O projeto de capacitação vai envolver servidores estaduais e federais responsáveis pela segurança no Ceará, até a véspera da Copa do Mundo.

(G1 Ceará)

Anúncios