O ativista de internet Aaron Swartz morreu aos 26 anosFoto: Fred Benenson/Wikimedia Commons / Divulgação
O ativista de internet Aaron Swartz morreu aos 26 anos
Foto: Fred Benenson/Wikimedia Commons / Divulgação

Aaron Swartz, um dos criadores do sistema RSS e do site Reddit, cometeu suicídio em Nova York na última sexta-feira, dia 11, aos 26 anos. A informação foi confirmada pelo tio e pelos advogados de Schwartz ao jornal The Tech.

RSS, de co-autoria de Swartz aos 14 anos, é um recurso desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades. O Reddit é um site de notícias baseado no compartilhamento social de conteúdo.

Swartz era conhecido por ser um ativista da internet e defensor ardente da liberdade na rede. Em 2010, ele criou o DemandProgress.org, uma campanha online contra os projetos de lei americanos Sopa e Pipa, considerados pelos críticos uma forma de controle e censura na internet.

Swartz havia sido indiciado em julho de 2011 por um júri por supostamente realizar um download massivo de documento do JSTOR, uma plataforma online de textos e artigos, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), com a intenção de distribuí-los.

À época, a juíza Carmen Ortiz, do distrito de Massachusetts, afirmou que Swartz invadiu uma área restrita do MIT. “Roubo é roubo, não interessa se você usa um computador ou um pé-de-cabra, e se você rouba documentos, dados ou dólares”, disse Carmen em comunicado à imprensa.

(Portal Terra)