Recife

A véspera do Ano-Novo será na segunda-feira e algumas repartições públicas e setores da iniciativa privada do Recife (PE) poderão emendar o fim de semana com o Réveillon. O comércio vive seu período pós-euforia do Natal e algumas lojas podem fazer promoções. Quem procura sua roupa para festa de Réveillon, poderá encontrar boa oferta de calças e camisas, desde que sejam brancas, que é a cor das vitrines. Na terça, nem todas as lojas vão abrir e, as que abrirem, vão fechar mais cedo.

Festa e fogos
Haverá queima de fogos de artifício celebrando a chegada de 2013. Antes do Ano-Novo, algumas festas animam os recifenses. Na Praia do Pina, a Spok Frevo Orquestra, André Rio e Nena Queiroga esquentam o público antes da entrada da banda Kid Abelha. Em frente ao Edifício Acaiaca, em Boa Viagem, a prefeitura do Recife montou uma tenda eletrônica e diferentes DJs se revezam antes das apresentações do Maracatu Leão da Campina, Afoxé Omo Ogunjá e Faringes da Paixão. Haverá espetáculo com queima de fogos de artifício por 12 minutos em dois pontos da avenida Boa Viagem, na praia do Pina e no 3º jardim da praia de Boa Viagem.

Praia
A tábua de marés indica que sábado e domingo a maré estará baixa pela manhã. No sábado, o ponto mínimo será às 10h26 e, no domingo, às 11h00. Segunda-feira e terça, haverá mais tempo de maré baixa. Na segunda, a maré atinge a altura mínima às 11h36. Na terça, às 12h11 estará no ponto mais baixo. Quem for esperar o Ano-Novo na praia, presenciará a maré baixa à 0h.

Tempo
A previsão do tempo para o fim de semana, segunda e terça é parecida. Dias com sol forte, poucas nuvens e sem previsão de chuvas. O índice de radiação ultravioleta é extremo, em quase todos os dias, à exceção do domingo, com a classificação “muito alto”. Utilize protetor solar e proteção física, com guarda-sol, bonés, chapéus e roupas. A temperatura fica entre a máxima de 32°C e a mínima de 24°C, à noite. A Lua entrou na fase cheia às 7h21 de sexta-feira. Na noite do dia 31, pouco antes de 2013 chegar, a lua estará menor, a minguar.

Salva-vidas
O Corpo de Bombeiros mantém a Operação Verão com 19 postos móveis, cinco embarcações, 24 unidades de mergulho e uma lancha de prontidão. As recomendações são as clássicas: evite nadar com água acima da cintura, ou depois dos arrecifes, ou depois do consumo de álcool ou alimentação pesada. Os pontos mais críticos estão na praia do Pina e em frente ao edifício Acaiaca, em Boa Viagem, no Recife. Não se deve nadar na praia à noite. O aviso é para quem for à praia esperar o Ano-Novo.

Guarda municipal
Cerca de 100 guardas municipais vão trabalhar na segurança nos polos onde se comemora a chegada no Ano-Novo. A guarda municipal estará presente no morro da Conceição, no Ibura, nas praias do Pina e de Boa Viagem.  

Guardas de trânsito
Um esquema especial de trânsito foi montado para a avenida Boa Viagem e vias de acesso à zona sul. A companhia de trânsito também estará presente nos polos do morro da Conceição e do Ibura.

Estradas federais
Começou desde o feriado de Natal a Operação Fim de Ano da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. Até o dia 2 de janeiro, a fiscalização das rodovias federais terá reforço, com cerca de 340 agentes fazendo a fiscalização de todas as BRs que cortam o Estado. As ações de fiscalização contarão com bafômetros e radares em pontos estratégicos.

Shoppings
Os centros de compras mantêm o horário normal até o domingo. No último dia do ano, as lojas abrem às 9h ou às 10h e todas fecham às 18h. Os shoppings Riomar, Tacaruna, Guararapes e Boa Vista abrem às 9h. Os centros de compras Recife, Plaza e Paço Alfândega abrem às 10h. Todas as lojas fecham no último dia do ano e as atividades de lazer funcionam de forma facultativa.

Comércio de rua
As lojas fora dos shoppings abrem sábado e domingo. No último dia do ano, ficarão abertas até as 17h. Na terça-feira, as lojas fecham.

Supermercados
As lojas de supermercados abrem normalmente na segunda-feira e fecham na terça.

Mercados públicos e feiras livres
No sábado e na segunda-feira, os mercados públicos e feiras livres funcionam normalmente, das 6h às 18h. Não haverá funcionamento na terça-feira.

Bancos
As agências não vão atender o público na segunda e terça-feira. O atendimento volta ao normal na quarta-feira, dia 2. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) orienta a população a usar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet, celular, banco por telefone e correspondentes bancários, como as casas lotéricas, agências dos Correios e outras instituições comerciais credenciadas. Contas que vencem nessa data poderão ser pagas na quarta-feira, dia 2. Os tributos devem ser pagos até a sexta-feira.

Correios
As agências dos correios vão funcionar, no dia 31, das 8h às 12h. No dia 1º, elas fecham em celebração ao dia da Confraternização Universal.

Defesa Civil
Durante o Réveillon, a equipe da coordenadoria de Defesa Civil do Recife estará de plantão. O telefone é 0800-081-3400 e o e-mail codecir@recife.pe.gov.br.

(Portal Terra)

Anúncios