A festa de Réveillon pode ser chuvosa em cinco grandes capitais do país, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Belo Horizonte, Salvador e Recife, a projeção é de chuva isolada; em São Paulo e em Curitiba, por sua vez, a expectativa é de pancadas de chuva e trovoadas durante toda esta segunda-feira (31).

Já no Rio de Janeiro, que há cinco dias registrou sua temperatura mais alta desde 1915 –43,2º C em Santa Cruz, na zona oeste da cidade–, o calor não dará trégua. De acordo com o Inmet, a capital fluminense tem máxima de 37º C e mínima de 23º C, com previsão de sol encoberto por poucas nuvens. No primeiro dia de 2013, as condições climáticas se mantêm.

Embora haja expectativa de chuva em São Paulo, o sol deve aparecer pela manhã/tarde. A temperatura máxima prevista é de 30º C, enquanto a mínima é de 19º C. Em 1º de janeiro, no entanto, o sol pode voltar a aparecer, e a temperatura deve subir (máxima de 33º C e mínima de 22º C).

Belo Horizonte, por sua vez, onde também deve chover, há chance de que o dia comece ensolarado. A temperatura deve se manter entre 20º C e 30º C –o mesmo panorama é previsto para o dia 1º de janeiro, porém o sol deve aparecer com mais força.

Em Salvador e Recife, as previsões são bem semelhantes: na capital baiana, máxima de 33º C (um grau centígrado a mais em comparação com a capital pernambucana) e mínima de 23º (mesma expectativa em relação a Recife). Ambas as cidades podem ter sol durante o dia, com pancadas isoladas de chuva.

Já no dia 1º de janeiro, a temperatura deve cair em Salvador (mantendo-se entre 24º C e 26º C). O mesmo ocorre quanto à capital de Pernambuco, cuja previsão é: mínima de 24º C e máxima de 28º C.

No Sul, segundo os dados do Inmet, não deve chover em Porto Alegre durante a virada do ano. A projeção é de céu parcialmente nublado, com temperatura máxima de 32º C e mínima de 20º C. Já os curitibanos não devem escapar da chuva –das principais capitais, a paranaense é a que deve ter a temperatura mais baixa no dia 31 de dezembro, mantendo-se entre 19º C e 26º C.

No primeiro dia de 2013, o panorama climático se mantém em Curitiba (máxima de 24º C e mínima de 20º C), e muda completamente em Porto Alegre, onde a temperatura deve cair: máxima de 25º C e mínima de 20º.

(Notícias Uol Cotidiano)