vila do mar

A dois dias de terminar o mandato, a prefeita Luizianne Lins inaugurou o Vila do Mar, uma das maiores obras da gestão municipal. Com 5,5 km de extensão, o projeto tem como foco a urbanização e requalificação da orla, abrangendo os bairros do Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará. Mais de 300 mil pessoas foram beneficiadas. A festa de inauguração, realizada na noite do último sábado (29), contou com apresentação da Orquestra de Sanfonas e dos cantores Chico Pessoa e Beto Barbosa.

No local, a prefeita destacou que trata-se de uma obra completamente revolucionária e inovadora. “No primeiro ano de governo, tive que optar entre o lado mais nobre da cidade ou ter que começar por aqui, onde as pessoas mais precisavam. Eu digo muito que eu tinha obrigação ética e moral, pela minha militância política, de saber que as pessoas daqui precisavam muito mais”, declarou. Confessando ter verdadeira paixão pelo lugar, Luizianne disse que o projeto faz jus a sua beleza.

A intervenção custou cerca de R$ 242 milhões, com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra contém avenida em paralelepípedo, calçadão em pedra cariri, ciclovia, praça de convivência, quadras esportivas, campos de areia, mirante Rosa dos Ventos, quiosques, capatazia, iluminação pública, espigões, recomposição marítima e ambiental.

Decreto

O projeto é composto de política habitacional, onde áreas de riscos foram erradicadas com a entrega de unidades habitacionais para a população da área. A prefeita anunciou ainda a assinatura do decreto que assegura a posse definitiva de mais de sete mil imóveis, cedendo o uso da área para a regularização fundiária. “Ninguém toma isso de vocês. Depois de 50 anos de resistência, vocês são os donos”, garantiu.

Nascida e criada na Barra do Ceará, a operadora de caixa Arlandia Sampaio, 36 anos, disse que o Vila do Mar trouxe um grande progresso para os moradores da área. “Aqui era tudo abandonado, cheio de marginais. Agora, a gente vem passear de noite com as crianças, o calçadão é bem iluminado. Essa obra só trouxe melhorias”, frisou.

Arlandia conta que a comunidade não tinha um espaço de lazer e que o Vila do Mar se tornou esse espaço. Com o calçadão pronto, muita gente aproveita para fazer caminhada. Segura, disse que a obra não deixa nada a desejar. “Para quem não tinha nada é uma maravilha. Qualquer coisa serve, ainda mais uma obra grandiosa como essa”, elogia a moradora.

A costureira Valnívea Maria de Araújo, 28 anos, disse que o Vila do Mar é o divertimento das pessoas. “A gente não tinha nada disso, antes era muito perigoso, ninguém podia vir para cá, principalmente de noite. Na praia, a violência diminuiu”, diz.

A dona de casa Vanda Ribeiro, 61 anos e moradora da Barra do Ceará há 15 anos, disse que, com a obra, o bairro ficou muito mais animado. “Antes, na praia só tinham favelas”, recordou. No entanto, ela chama atenção para a importância de reforçar a segurança, especialmente no decorrer da orla. O espaço é protegido só pelo Ronda no Quarteirão.

(Diário do Nordeste)

Anúncios