Porto Alegre

Em Porto Alegre (RS), o feriadão de fim de ano deve provocar alteração no funcionamento de alguns serviços entre segunda e terça-feira. A tradicional festa de Réveillon da Usina do Gasômetro acarretará em bloqueios no trânsito do centro da capital gaúcha durante a virada. Confira o que abre e fecha no feriadão na cidade:

Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na segunda e na terça-feira. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagos na quarta-feira, sem a incidência de multa.

Correios
Os horários de final de semana não mudam. Na segunda-feira, as principais agências dos Correios prestam atendimento ao público das 9h às 12h. Em unidades menores, porém, não haverá expediente na véspera do Ano-Novo. Na terça-feira, todas as agências estarão fechadas. A Central de Atendimento aos Clientes dos Correios estará disponível para prestar esclarecimentos sobre produtos e serviços da ECT através dos telefones: 3003.0100 (capitais e regiões metropolitanas). A Central funcionará das 8h às 14h na segunda e na terça-feira.

Comércio de rua
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), o atendimento é normal no sábado e no domingo. Na segunda-feira, as lojas poderão atender até as 19h. Na terça-feira, os estabelecimentos estarão fechados.

Shoppings
No sábado e no domingo, as lojas e praça de alimentação funcionam normalmente no Barra Shopping Sul. Na segunda, o horário é das 11h às 18h. Na terça, o atendimento é opcional, inclusive na praça de alimentação. OShopping Iguatemi, funciona normalmente no sábado e no domingo; na segunda-feira, as lojas e as áreas de alimentação e lazer ficam abertas das 10h às 22h; na terça, as áreas de alimentação e lazer funcionam das 11h30 às 22h, enquanto as lojas abrem opcionalmente das 14h às 20h. No Praia de Belas, o funcionamento será normal no fim de semana; na segunda-feira, o shopping fica aberto das 10h às 16h, exceto o GNC Cinemas, que não terá nenhuma sessão; na terça, todas as lojas e estabelecimentos de alimentação têm funcionamento opcional, das 12h às 22h, enquanto o GNC Cinemas funcionará normalmente a partir das 13h. No Moinhos Shopping, o funcionamento das lojas e das áreas de alimentação e lazer será normal no sábado e no domingo; na segunda-feira, tanto as lojas como as áreas de alimentação e lazer funcionam apenas entre 10h e 18h; na terça-feira, as áreas de alimentação e lazer ficam abertas das 12h às 20h, enquanto as demais lojas abrem a partir das 14h até as 20h. Já os shoppings da rede Bourbon terão funcionamento normal no sábado e no domingo; na segunda-feira, todas as lojas funcionam das 9h às 18h, exceto os cinemas das unidades Bourbon Country e Bourbon Wallig, que não terão sessões; na terça-feira, as lojas permanecem fechadas, enquanto os restaurantes têm abertura opcional.

Supermercados
Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o horário de atendimento nos supermercados da capital será normal entre sábado e segunda-feira. Na terça-feira, não haverá expediente.

Loterias
Na segunda-feira, as lotéricas obrigatoriamente precisam funcionar no horário bancário (das 9h às 11h), mas podem estender o funcionamento de acordo com a preferência. As apostas podem ser feitas até as 15h. No domingo e na terça-feira, não haverá atendimento.

Ônibus urbano
De sábado a segunda-feira, os ônibus circulam com a tabela horária de verão. Na terça-feira, não haverá passe livre, e a frota circula em horário de feriados. Outras informações sobre transporte público podem ser obtidas no telefone 156.

Trânsito
Na noite de segunda-feira e na madrugada de terça, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará diversos bloqueios de trânsito em vias do centro de Porto Alegre, devido à festa de Réveillon na Usina do Gasômetro. A partir das 21h até o término do evento, serão bloqueadas ao tráfego as avenidas Mauá (entre a rua Bento Martins e a avenida Augusto de Carvalho), João Goulart (pista sentido centro-bairro, em toda a sua extensão) e Loureiro da Silva (pista sentido centro-bairro, entre a avenidas João Goulart e Augusto de Carvalho). As linhas de ônibus urbanas e metropolitanas que utilizam o trecho serão desviadas.

Trensurb
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) terá operação diferenciada na segunda-feira. Após o fim do horário de pico da manhã, as composições circulam em intervalos de dez minutos em todo o sistema até o fim da operação normal – com exceção dos intervalos entre os últimos três trens em cada sentido, que variam de nove a 14 minutos. Na madrugada de terça-feira, para atender ao público que participará dos festejos do Réveillon 2013 na Usina do Gasômetro, a Trensurb disponibilizará quatro viagens extras entre 0h30 e 1h30, partindo da estação Mercado em direção à estação Santo Afonso. A partir da manhã, a operação ocorre normalmente, seguindo a grade horária de domingos e feriados.

(G1 Rio Grande do Sul)

Anúncios