hsbc

São Paulo – Há 30 dias, a imprensa mundial e nacional informou que o banco inglês HSBC anunciara cortes de funcionários com o objetivo de alcançar suas metas de redução de custos. Na ocasião, o Sindicato enviou carta à direção do banco no Brasil cobrando posição sobre a situação dos trabalhadores. A resposta oficial nunca veio, mas semana passada o HSBC Brasil demitiu pelo menos 40 bancários.

Sindicato atento a demissões do HSBC no mundo

Para a diretora do Sindicato Liliane Fiúza, os recentes desligamentos promovidos pelo banco provavelmente significam que o grupo adotará no país essa política de redução de funcionários. “O HSBC já reduziu em muito os postos de trabalho no Brasil e, pelo que vemos, vai continuar promovendo demissões. Enquanto isso, os bancários ficam cada vez mais sobrecarregados e aumenta o número de afastamentos por doenças. Além disso, o atendimento aos clientes piora”, critica.

De junho de 2011 a junho de 2012, a instituição financeira cortou 1.836 postos de trabalho no Brasil, segundo balanço do banco. “Mas essa referência é apenas do primeiro semestre de 2011, de lá pra cá, esse quadro pode ter piorado muito”, destaca Liliane.

Essas últimas dezenas de demissões, segundo levantamento feito pelos dirigentes, alcançaram principalmente o quadro gerencial. Na agência da Praça da República, por exemplo, a maioria dos gerentes foi dispensada. “Isso tem causado forte apreensão entre os que ficam. É esse o Natal que o HSBC quer proporcionar aos funcionários, que são os responsáveis pelo resultado do banco?”, questiona a dirigente.

Liliane anuncia que o Sindicato continuará cobrando explicações à instituição e protestará contra as demissões. Ela acrescenta que o HSBC é um forte concorrente ao título de São Pilantra do ano, concedido ao ganhador da corrida-sátira que o Sindicato realizará, este ano, no dia 27 de dezembro, na Avenida Paulista. Os bancários podem votar no “Lord Exploration” pelo Fale Conosco do site, escolhendo o setor “site” e o assunto “São Pilantra”.

(Andréa Ponte Souza, Via SEEB-SP)

Anúncios