As eleições em todas as seccionais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) começaram na segunda-feira (19/11) e se estenderá até a sexta-feira (30/11). Já são conhecidas as novas diretorias de oito seccionais da Ordem e suas representações junto ao Conselho Federal da OAB. Os mandatos em todas as seccionais se iniciam no dia 1º de janeiro de 2013 e vão até 31 de dezembro de 2015.

Nesta terça-feira (20/11) foram realizadas eleições nas seccionais do Acre e Mato Grosso do Sul. Ainda esta semana serão realizadas eleições  no Pará, Bahia, Alagoas, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Goiás, Sergipe e Minas Gerais.

Tocantins

Com 1.293 votos válidos, o advogado Epitácio Brandão Lopes foi eleito presidente da OAB-TO. Concorrendo à presidência pela chapa “OAB Ética”, única inscrita no processo.

Elegeram-se para o Conselho Federal da Ordem Andre Luiz Barbosa Melo, Ercílio Bezerra e Gedeon Batista Pitaluga Júnior. Serão conselheiros federais suplentes Carlos Augusto de Souza Pinheiro, Celma Mendonça Milhomem Jardim e Christian Zini Amorim.

Paraná

O advogado Juliano José Breda foi eleito o novo presidente da OAB-PR. Concorrendo em chapa única, denominada XI de Agosto, Breda substituirá José Lúcio Glomb, eleito desta vez para o conselheiro federal. A chapa obteve 25.502 votos. O número de votos brancos e nulos foi de 4.283.

Para o Conselho Federal, além de Glomb, foram eleitos Alberto de Paula Machado e Cesar Augusto Moreno. Os suplentes para o Conselho Federal são Helio Gomes Coelho Junior, Manoel Caetano Ferreira Filho e Flávio Pansieri.

Ceará

O advogado Valdetário Andrade Monteiro foi reeleito presidente da OAB-CE. Encabeçando a chapa “Mais OAB Pra Você”, Monteiro enfrentou as concorrentes “OAB com Você é Progresso”, encabeçada por Francisco Colares Filho, e “Renova OAB – A Ordem é dos Advogados” do advogado José Erinaldo Dantas. Em um total de 10.210 votos, a chapa de Monteiro recebeu 5.232 contra os 4.522 votos destinados à chapa liderada por Dantas e os 226 registrados pela chapa de Colares. Além disso, houve 164 votos nulos e 66 brancos.

Para o Conselho Federal foram eleitos José Cândido Bittencourt de Albuquerque, Valmir Pontes Filho e José Danilo Correia Mota como titulares. Como suplentes, Kennedy Reial Linhares, Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho e Mário Carneiro Baratta Monteiro Filho.

Santa Catarina

A chapa de oposição “Todos Pela Ordem” venceu o pleito no estado e o advogado Tullo Cavallazi Filho será o novo presidente da OAB-SC. Ele obteve 9.271 votos, contra 7.228 da chapa de situação “Cidadania”, liderada pelo advogado Márcio Vicari. Foram ainda computados 499 votos nulos e 143 votos em branco.

Para o Conselho Federal foram eleitos como titulares Gisela Gondin Ramo, José Geraldo Ramos Virmond, Robinson Conti Kraemer e suplentes Charles Pamplona Zimmermann, Luciano Demaria e Wilson Jair Gerhard.

Rio Grande do Norte

À frente da chapa “OAB Avançando”, o advogado Sergio Eduardo da Costa Freire foi eleito presidente da Seccional da OAB-RN. Ele substituirá Paulo Eduardo Teixeira, que integra a sua chapa e será conselheiro federal na próxima gestão. Foram computados, no total, 4.380 votos válidos, 19 em branco e 84 nulos, sendo 2088 para Aldo Medeiros Lima Filho (que concorreu à presidência pela chapa OAB pra Frente) e 2.292 para Sérgio Freire.

Para o Conselho Federal foram eleitos como titulares, além de Paulo Teixeira, Lúcio Teixeira dos Santos, Humberto Henrique Costa Fernandes do Rêgo e Daniel Victor da Silva Ferreira, Eduardo Serrano da Rocha e Kaleb Campos Freire, como suplentes.

Rondônia

O advogado Andrey Cavalcante de Carvalho, da chapa “Um Novo Tempo”, foi eleito novo presidente da OAB-RO. A diferença foi de cerca de 400 votos para a chapa “Um Novo tempo”, que contabilizou cerca de 1494 votos contra os 1.098 votos destinados à chapa chapa “OAB Sempre Forte e Atuante”, que teve como candidato a presidente o advogado Ivan Francisco Machiavelli.

Para o Conselho Federal, foram eleitos como titulares: Elton José Assis, Elton Sadi Fülber, Antonio Osman de Sá e como suplentes: Francisco Reginaldo Joca e Maria Luiza de Almeida.

Rio Grande do Sul

Com mais de 50 mil advogados inscritos, a OAB-RS será presidida pelo advogado Marcelo Machado Bertoluci a partir de 2013. Marcelo liderou a “Chapa 1 – OAB Mais” e assumirá a Presidência em substituição a Claudio Lamachia, que foi eleito, pela mesma chapa, conselheiro federal da OAB.

Para conselheiros federais foram eleitos, além de Lamachia, como titulares: Cléa Anna Maria Carpi da Rocha e Renato da Costa Figueira, além de Luiz Felipe Lima de Magalhães, Alexandre Lima Wunderlich e Arnaldo de Araujo Guimarães, como suplentes.

Pernambuco

O advogado Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves, à frente da chapa “A Ordem Continua Avançando”, foi eleito presidente da OAB-PE. Pedro Henrique assumirá a Presidência em substituição a Henrique Neves Mariano, que integra a mesma chapa e foi eleito conselheiro federal. A chapa vencedora recebeu 5.927 votos. Já a chapa concorrente, denominada “A Ordem é dos Advogados” e que era liderada pelo advogado Emerson Davis Leônidas Gomes, recebeu 1.911 votos.

Como conselheiros ferais foram eleitos, além de Henrique Neves Mariano, Leonardo Accioly da Silva e Pelópidas Soares  Neto, como titulares, e Antonio Ricardo Accioly Campos, Hebron Costa Cruz de Oliveira e Inácio José Feitosa Neto, esses três últimos como suplentes.

(Ultima Instância)