Cerca de 13,5 mil advogados cearenses irão às urnas, na próxima segunda-feira, 19, para escolher o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE). Três candidatos participam da disputa e, com adesivos, panfletos e conversas com advogados, realizam suas campanhas nas redes sociais, no Fórum Clóvis Beviláqua e em escritórios de advocacia da Capital e do Interior. Em Fortaleza, a votação será no Centro de Eventos.

Candidato à reeleição, o atual presidente da OAB, Valdetário Monteiro, afirmou que a campanha tem investido em apresentar os feitos da gestão e colocar as propostas para a próxima. “A adesão à campanha tem sido muito significativa. A classe tem reconhecido o nosso trabalho e tem aderido às nossas propostas”.

Ele destacou ainda que foram inauguradas em sua gestão mais de 80 salas de apoio ao advogado e foram criadas três novas subsecionais. Se for reeleito, continuará trabalhando a valorização da advocacia e enfrentamento de morosidades e mazelas do Poder Judiciário. Tem como proposta unificação das sedes da OAB e criação de grandes centros de estudos e de serviços para advocacia, com biblioteca física e virtual.

“Propomos agora a redução da anuidade do advogado de 50%, para o advogado do primeiro ao quinto ano, e de 25% para advogados acima de cinco anos de inscrição”, pontuou.

O também candidato Erinaldo Dantas afirma que tem se dedicado exclusivamente à campanha nos últimos quatro meses, visitando escritórios de advocacia em Fortaleza e em todo o Interior. “Sinto grande adesão à campanha. O sentimento da necessidade de renovação e mudança é muito grande na classe”, afirmou. Segundo ele, o objetivo de sua chapa é se dedicar a quem mais precisa da OAB neste momento: os advogados. “A gente vai reduzir a anuidade, oferecer cursos gratuitos, viabilizar exercício profissional aqui no Ceará”, defendeu.

Entre as suas propostas, Erinaldo defende ainda a democracia interna, alterando o modo de escolha da presidência do Conselho Federal da OAB, bem como da indicação de nomes para vagas para desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). “A classe vai participar de votação”, disse, com relação às duas situações.

Já o candidato Francisco Colares afirma que se diferencia dos dois adversários. “Nossa campanha é de origem. É feita no fórum, onde os advogados militam diariamente”, afirmou. Entre os objetivos de sua gestão está a luta por respeito aos advogados, por honorários justos, por respeito nas salas de audiência, por melhores condições de trabalho e de vida. “Por isso que nossa campanha é humilde, silenciosa”, argumentou.

Ele disse ainda que compõe a única chapa que tem 30% de mulheres na composição. Ele garantiu que trabalhará para cobrar do Judiciário celeridade nas decisões, para que o cidadão e a sociedade cearense tenham seus direitos reconhecidos o mais rápido possível, garantindo a remuneração dos advogados mais rápido. “Vamos acabar com essa história de que juiz e promotor não tem prazo a cumprir. Atualmente, só quem cumpre prazo é advogado”. 

ENTENDA A NOTÍCIA

Todos os advogados inscritos devem votar, sob pena de multa. No dia do pleito, basta levar um documento de identificação pessoal com foto. Segundo ele, o ideal seria levar a própria carteira da OAB, mas não é obrigatório. 

SERVIÇO

 

Saiba se está apto a votar

Acesse o site da entidade (www.oabce.org.br), por meio do link Dataged, localizado na parte superior da página. É preciso ter cadastro no Dataged

 

As chapas que disputam a OAB

 

Renova OAB – A Ordem é dos Advogados

Erinaldo Dantas Filho – presidente 

Hélio Winston Barreto Leitão – vice-presidente

Maria Darlene Braga Araújo Monteiro – secretária geral

Said Gadelha Guerra Jr. – secretário-geral adjunto 

Renato César Pereira Lima – tesoureiro

 

OAB com você é progresso

Francisco José Colares Filho – presidente 

Sandra Maria Matos Rocha – vice-presidente

Silvio Vieira da Silva – secretário-geral 

Maria de Lourdes A. Bernardo de Oliveira – secretária-geral adjunta

Alencarina Maria Pereira de Alencar – tesoureira 

 

Mais OAB pra você

Valdetário Andrade Monteiro – presidente 

Ricardo Bacelar Paiva – vice-presidente

Jardson Saraiva Cruz – secretário-geral 

Roberta Duarte Vasques Ranguel – secretária-geral-adjunta

Marcelo Mota Gurgel do Amaral – tesoureiro

 

Saiba mais

Todos os advogados inscritos na Ordem são obrigados a votar, sob pena de multa. No dia 19 de novembro, as eleições na Capital serão realizadas no Centro de Eventos, na avenida Washington Soares, das 8 às 16 horas.

No caso do Interior, a votação será realizada nas subsecionais da Ordem, onde os advogados escolherão, além do presidente da Secção, o presidente da sua subsecional.

A OAB-CE conta com subsecionais em Aracati, Crateús, Crato, Ibiapaba, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Tauá. Consulte o site da OAB (www.oabce.org.br) para conhecer as chapas.

Durante a atual gestão, o regimento interno da OAB foi alterado para garantir aos advogados uma campanha eleitoral mais propositiva. Hoje são proibidos almoços, festas, grandes eventos. O foco das campanhas agora deve ser nas propostas dos candidatos.

 (Lucinthya Gomes, O Povo Online)