A considerar o feriado prolongado da Proclamação da República com o fim de semana, o recifense poderá contar com dias de muito sol, poucas nuvens no céu e a praia com a maré recuando por toda a manhã dos quatro dias. Aqueles que forem precisar utilizar algum serviço público neste período podem conferir abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado:

Bancos
As agências bancárias fecham as portas na quinta-feira e abrem normalmente na sexta-feira, voltando a fechar no fim de semana. Os caixas eletrônicos funcionam normalmente.

Correios
Todas as agências dos Correios estarão fechadas na quinta-feira, com exceção da agência do aeroporto, que funcionará da 9h às 13h, e da agência do Shopping Center Recife, que abre às 12h e fecha às 18h.

Comércio
As lojas no centro da cidade e o comércio nos bairros fecharão as portas na quinta-feira, abrem normalmente na sexta-feira e, pela manhã e até as 14h no sábado. O domingo também contará com o comércio do centro aberto, por causa da campanha pela antecipação das compras de Natal.

Escolas
Não haverá aulas nas escolas a partir da quinta-feira. A rede pública e as instituições de ensino particulares programaram o calendário letivo de forma a compensar os dias 15 e 16 de novembro.

Mercados públicos e feiras livres
Os mercados públicos vão funcionar das 6h às 13h nesta quinta-feira. O camelódromo e as feiras livres funcionam normalmente no dia da República. Na sexta-feira, sábado, todos os mercados e feiras funcionam normalmente.

Limpeza urbana
Durante o feriado, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) irá manter seus serviços programados para serem executados em finais de semana e feriados. No domingo, o comércio estará aberto no Centro do Recife e, por isso, haverá um reforço na varrição das principais vias do centro da cidade.

Parque
Neste feriado, o Parque Estadual de Dois Irmãos vai funcionar normalmente para visitação pública: das 8h à 16h será possível entrar, e quem já estiver dentro do zoológico poderá permanecer até 17h.

Salva-vidas
A Operação Verão dos bombeiros mantém 19 postos móveis, cinco embarcações, 24 unidade de mergulho e uma lancha de prontidão. Os pontos críticos são em Olinda, próximo ao Supermercado Bompreço, Pina e em frente ao Edifício Acaiaca, em Boa Viagem, no Recife; igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Conselho dos salva-vidas: evite nadar com água acima da cintura, evite nadar depois de consumir bebidas alcoólicas ou alimentação pesada.

Saúde
Os polos da Academia da Cidade, ambulatórios e unidades básicas, especializadas e de saúde da família da Prefeitura do Recife não funcionarão nesta quinta-feira e sexta-feira. Os estabelecimentos que prestam assistência 24 horas atuarão sem interrupção.

Shopping centers
Todos os centros de compras do Grande Recife vão abrir no feriado desta quinta-feira e vão funcionar normalmente nos outros dias.

Supermercado
As lojas de super e hipermercados vão abrir no horário normal de funcionamento todos os dias.

(Portal Terra)