Bom Futuro é o melhor bairro para morar em Fortaleza, aponta levantamento do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (12), avaliou todos os 119 bairros da Capital – usando números do Censo 2010 – e leva em consideração cinco indicadores, tendo o esgotamento sanitário o mais alarmante.
Condições Domiciliares de Fortaleza (Imagem: Divulgação)
A pesquisa aponta como positiva a boa cobertura nos serviços de coleta de lixo, energia elétrica e abastecimento de água. Outro índice com patamar elevado é a existência de banheiros exclusivos em 98,6% das residências fortalezenses.
Contudo, o levantamento deixa claro a desigualdade da Capital e ressalta problemas no esgotamento sanitário, uma vez que em apenas 60% dos lares há o serviço. O Ipece sugere que isso ocorre também por conta do desinteresse dos proprietários em se ligarem à rede municipal de esgoto.
Bairros
A Regional IV foi o destaque da pesquisa. Além do melhor bairro da cidade, o Bom Futuro, Fátima, Damas, Jardim América, Parreão e José Bonifácio conquistaram índices relevantes e estão entre os 15 melhores de Fortaleza.
Conjunto Ceará I e II, respectivamente em terceiro e 11º, surpreendem com o elevado patamar.
Zona nobre da Capital, a Regional II manteve bons índices. Cidade 2000 (2º), Meireles (4º), Cocó (5º) e Praia de Iracema (6º) são os melhores bairros da região.
Dentre os piores lugares para viver em Fortaleza estão: Manoel Dias Branco, Sabiaguaba e Pirambú.
Ranking dos 10 melhores e piores bairros para morar na Capital (Imagem: Divulgação)
(Diário do Nordeste Online)