A Fifa teme violência, homofobia e enchentes em São Paulo durante a realização do sorteio da Copa das Confederações, que acontecerá no dia 1º de dezembro no Centro de Eventos e Convenções do Anhembi, Zona Norte da capital.
É o que informa reportagem da “Folha de S. Paulo” publicada em sua edição desta quinta-feira, dia da confirmação do número de sedes do torneio, que acontece entre 15 e 30 de junho de 2013, e da divulgação de quanto custarão os ingressos para o mesmo.
As revelações estão no relatório “Gestão de Segurança – Cenários e Análise de Risco”, ao qual o jornal teve acesso. O documento de 76 páginas produzido pelo Comitê Organizador Local (COL) detalha os riscos que a cidade pode oferecer ao evento, mais especificamente nas regiões da Zona Norte e dos Jardins – local onde ficam os hotéis a serem usados por membros e convidados da Fifa.
Sobre os Jardins, a página 10 do relatório, segundo o jornal, diz: “Especialmente a região do parque Trianon apresenta incidência de crimes por grupos homofóbicos, contra homossexuais e prostitutas, frequentadores da região.”
O documento diz, também, que o bairro de Santana, onde está o Anhembi, tem “zonas de prostituição, alagamentos, pichações e um grande número de sem-teto”.
As enchentes também são preocupação da Fifa. “O tempo de deslocamento pode aumentar por causa dos alagamentos causados pelas intensas chuvas que normalmente devastam a cidade de São Paulo em dezembro”, informa o documento. O COL usou dados de julho deste ano para elaboração do relatório.
(Esportes MSN)