Nas 30 cidades cearenses com maior número de eleitores, PT e PSB emplacaram  a quantidade mais expressiva de prefeitos. Foram sete para o PT e oito para o PSB.

O PT governará pelos próximos quatro anos Sobral, Itapipoca, Morada Nova, Canindé, Pacajus, Acaraú e Barbalha. PSB terá, no mandato que se inicia em 2013, a administração de Fortaleza, Maranguape, Iguatu, Quixeramobim, Tianguá, Camocim, Aquiraz e Pacatuba.

PMDB e PRB têm cada um três cidades: o primeiro, Juazeiro do Norte, Crato e Tauá; o segundo, Caucaia, Quixadá e Russas.

DEM, com Icó e Limoeiro do Norte, e PR, Maracanaú e Boa Viagem, garantiram prefeitos para a próxima gestão. O PSDB só conquistou uma única prefeitura, em Viçosa do Ceará. Esta é a mesma situação do PDT, com Aracati, PHS, com Cascavel, e PTB, com Horizonte. 

Maiores partidos

Em todo o Estado, o PSB sai fortalecido com 38 prefeituras. O PT é o segundo mais bem colocado nesse ranking, com 29 gestores. Em terceiro lugar, vem o PSD que deve gerir 27 municípios. 

Contrariando a perspectiva nacional, onde deverá administrar o maior número de cidades, o PMDB aqui fica apenas em quarta posição, com 21 cidades.

O PRB encerra a lista de de partidos com maior número de gestores e terá 16 governos municipais. 

Mudanças

O panorama, entretanto, está sujeito a alterações. Há quinze prefeitos que venceriam a eleição não estivessem com pendências na Justiça Eleitoral.

Entre as 30 maiores cidades, Iguatu pode deixar as mãos de Mirian Sobreira (PSB), esposa do ex-prefeito e ex-deputado estadual Marcelo Sobreira, em favor de Aderilo Alcântara (PRB), que aguarda recurso contra seu indeferimento ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PSB ainda pode ter abandonar a prefeitura de Quixeramobim, caso Cirilo Pimenta (PSD) seja deferido pelo TSE.

Já em Horizonte, o PTB espera deferimento para Nezinho, uma das maiores forças políticas da cidade e que ganharia a batalha eleitoral contra o maior adversário, Rochinha (PTB). Por enquanto, Rochinha assume a prefeitura.

Fernando Assef (PSD) tem 50,81% dos votos, mas só poderá gerir Boa Viagem nos próximos anos se a Justiça deferir sua candidatura. Enquanto isso, quem comemora é Aline Vieira (PR).

Em Acaraú, o PT pode perder a chance de ter Pedim do Cleto governando a cidade em 2013. Alexandre Ferreira Gomes (PMDB) espera resposta a seu recurso. 

ENTENDA A NOTÍCIA

PT e PSB saíram fortalecidos das eleições municipais em 2012 no Ceará. São os partidos com maior número de prefeituras. A aliança deles, que persiste no plano nacional, nem sempre se manteve no âmbito local. 

Saiba mais

De 493 candidatos a prefeito, 415 eram homens e apenas 78, mulheres. Foram eleitos 146 homens e 36 mulheres. 

DEM, PMN, PCB, PP, PPL, PRP, PRTB, PSTU, PT do B, PTC e PTN não candidataram mulheres. 

Empresários devem administrar 28 prefeituras. Haverá ainda 16 que se disseram comerciantes. Outros 17 são médicos, e 23 já eram prefeitos. Quatro são agricultores. Uma dona de casa se elegeu. 

A maioria dos prefeitos eleitos tem de 45 a 59 anos. Dois estão na faixa etária que vai dos 21 aos 24 anos, os mais novos. Outros dois estão entre 70 e 79 anos de idade, os mais velhos.

(Alan Santiago, O Povo Online)