Os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos têm histórias de vida bem diferentes. O atual morador da Casa Branca é conhecido pela rápida ascensão política.
Barack Obama nasceu no Havaí, em 4 de agosto de 1961, filho de um intelectual do Quênia e uma jovem do Kansas. Obama estudou Ciência Política pela universidade Columbia, e, depois, Direito na prestigiada universidade de Harvard.
Em Chicago, foi líder comunitário e trabalhou em defesa dos direitos civis. Casou com Michelle Obama em 1992. Em 1996, entrou na política, como senador no estado de Illinois, e, em 2004, foi eleito para o Senado federal.
Virou uma estrela em ascensão quando discursou na convenção do Partido Democrata daquele ano. Quatro anos mais tarde, venceu as prévias do partido contra a favorita Hillary Clinton. Em 4 de novembro de 2008, fez história ao ser eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Mitt Romney nasceu em 12 de março de 1947, em Detroit, no Michigan. O pai dele foi governador do estado. A mãe era atriz, mas desistiu da carreira. Romney é mórmon. A religião o levou à França como missionário por dois anos.
Quando voltou aos Estados Unidos, estudou Direito e Negócios na universidade de Harvard. Em 1969, Romney casou com Ann. Tiveram cinco filhos e 18 netos.
Trabalhou como consultor até criar sua própria empresa, a Bain Capital, em 1984, onde fez uma fortuna. Romney foi convidado a organizar os Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City, em 2002, que foram um grande sucesso.
Dois anos depois, foi eleito governador de Massachusetts, um dos mais liberais do país. Disputou as prévias do Partido Republicano em 2008, mas perdeu a indicação para o senador John McCain. Agora é o desafiante de Barack Obama pela presidência americana.
(Jornal da Globo)