Leonardo HefferDo NE10/Ceará

O feriado do Dia de Finados (2) será de lojas fechadas tanto no centro como nos shoppings de Fortaleza. O acordo foi firmado entre lojistas e o sindicato patronal ainda no começo deste ano. Mesmo com lojas fechadas, os shoppings abrirão normalmente de 10h às 22h para a área de entretenimento, cinemas e praça de alimentação.

Os bancos fecham as portas às 15h desta quinta-feira (1º) devido ao horário de verão e só reabrem para o público na segunda-feira (5) a partir das 9h. Funcionam normalmente caixas eletrônicos para saques. Pagamento de contas nas máquinas será completa somente na segunda-feira. As contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 2 poderão ser pagos no dia 5 sem multa. Já os pagamentos de tributos que vençam no dia 2 devem ser pagos até o dia 1º.

As agências dos correios também fecham as portas no feriado, e só abrem no sábado as agências que normalmente já funcionavam, como em shoppings ou agências dentro de centros de distribuição. No sábado o funcionamento é de 8h às 12h.

O Mercado Central, grande centro de compras de proutos típicos do Ceará como gêneroa alimentícios, arte e vestimentas com renda tambéms erá fechado no feriado, reabrindo no sábado (3) de 8h às 16h e no domingo (4) de 8h às 13h. A Emcetur, outro ponto de vendas de artesanato funcionará de 8h ao meio dia no feriado do dia 2. Já no sábado funciona normalmente de 8h as 16h e no domingo de 8h ao meio dia.

O mercado São Sebastião, tradicional mercado público de Fortaleza funcionará no dia de finados de 5h até o meio dia. No sábado o funcionamento é no horário normal de 5h às 17h e no domingo funciona de 5h ao meio dia.

Os transportes coletivos urbanos terão funcionamento diferenciado. Os ônibus terão frota reduzida comum durante o feriado e no fim de semana. O trem que liga Fortaleza a Caucaia não funcionará no feriado e no domingo, tendo horário normalizados durante o sábado. Já o metrô, que ainda opera em fase de teste fecha na sexta-feira (2) e só reabre na segunda-feira (5).

 

FORTALEZA SEXTA (02) SÁBADO (03) DOMINGO (04)
Bancos
As contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 2 poderão ser pagos no dia 5 sem multa. Já os pagamentos de tributos que vençam no dia 2 devem ser pagos até o dia 1º.
Fecha Fecha Fecha
Comércio
O comércio será fechado no feriado do dia 2. As lojas funcionam normalmente no sábado e domingo. O funcionamento é válido tanto para as lojas de ruas como para as de shoppings.
Fecha Abre Abre
Correios 
Fecham na sexta-feira (2). Abrem no sábado (3) as agências que tem funcionamento normal para o dia, até meio dia.
Fecha Abre Fecha
Encetur 
A Central de Artesanatos Encetur, localizada na antiga cadeia pública de Fortaleza, funcionará de 8h ao meio dia durante o feriado. No sábado funciona normalmente de 8h as 16h e no domingo volta a funcionar de 8h ao meio dia.
Abre Abre Abre
Hospitais
Funcionam no feriado e fim de semana com escala de plantão.
Abre Abre Abre
Mercado
Mercado São Sebastião funcionará sexta-feira (2) e domingo (4) de 5h ao meio dia. No sábado (3) o funcionamento é normal, de 5h às 17h.
Abre Abre Abre
Mercado Central
O Mercado Central, no centro de Fortaleza, onde é possível encontrar peças de artesanato como também alimentos típicos da região fecha no feriado (2). No sábado o funcionamento é normal de 8h às 17h e no domingo também segue o horário normal para o dia, que é de 8h às 14h.
Fecha Abre Abre
Shoppings
Durante o feriadão só funcionarão as áreas de entretenimentos – jogos, boliche e cinema – além das praças de alimentação. As lojas estarão fechadas no feriado. Já no sábado (3) as lojas funcionam normalmente de 10h as 22h e no domingo (4) de 15h as 20h.
Abre Abre Abre
Supermercado
Funcionam normalmente no feriadão.
Abre Abre Abre
Transportes
Os ônibus funcionam durante todo o feriadão com frota reduzida estipulada para os fins de semana. O trem da linha Oeste, que liga Fotaleza ao município de Caucaia não funciona na sexta (2). Volta a funcionar no sábado (3) e não funciona no domingo (4). O metrô de superfície, que liga Pacatuba ao centro, em Fortaleza, não funcionará durante o feriadão, retomando as atividades na segunda-feira (5).

 (Portal Nordeste 10)

Anúncios