Elmano de Freitas obteve mais votos que seus adversários em 51 bairros, Heitor em 27 e Roberto Cláudio em 19

Embora a apuração total das urnas tenham levado os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) para o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, o resultado da votação por bairro mostra um cenário diferente. Isso porque os mais votados na Capital não são necessariamente os que conseguiram vencer em mais bairros da cidade.

O Diário do Nordeste analisou o resultado da eleição em cada bairro com local de votação na Capital, divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para saber o desempenho dos cinco candidatos que tiveram votação total mais expressiva nas urnas da Capital. O petista Elmano de Freitas, mais votado no primeiro turno com 25,4% dos votos válidos, foi o que ganhou em mais bairros: 51 ao todo.

Em seguida, está Heitor Férrer, que, embora tenha ficado em terceiro lugar, com 20,9% dos votos, conseguiu votação mais expressiva que os demais concorrentes em 27 bairros. Já Roberto Cláudio, que disputa o segundo turno com o candidato petista por ter alcançado 23,3% dos votos, ganhou dos demais postulantes em 19 bairros.

Os candidatos Moroni Torgan (DEM) e Renato Roseno (PSOL), apesar de terem ficado respectivamente em terceiro e quarto lugar no resultado das urnas em Fortaleza, não ganharam dos seus concorrentes em nenhum bairro da Capital. Moroni obteve 13,7 da totalidade dos votos, e os cinco bairros onde obteve melhor resultado nas urnas foram Barra do Ceará, Vila Velha, Bom Jardim, Conjunto Ceará e Cristo Redentor.

Desempenho

Já o pleiteante Renato Roseno (PSOL) alcançou 11,8% dos votos computados. Considerando a quantidade de votos do socialista por bairro, é possível dizer que ele obteve melhor desempenho, respectivamente, nos bairros Conjunto Ceará, Prefeito José Walter, Vila Velha, Barra do Ceará e Montese.

O candidato do PT, Elmano de Freitas, foi o que apresentou votação maior que os seus adversários em mais bairros de Fortaleza. A maioria das 51 localidades em que venceu os outros nove candidatos fica mais próxima às áreas periféricas da cidade. Os bairros em que Elmano conquistou mais votos em números absolutos foram Barra do Ceará, Messejana, Cristo Redentor, Conjunto Ceará e Jangurussu.

Enquanto isso, Heitor Férrer obteve boa aceitação em significativa parcela de bairros de classe média. Os cinco bairros em que o pedetista obteve mais votos, levando-se em conta números absolutos, foram respectivamente: Aldeota, Conjunto Ceará, Prefeito José Walter, Meireles e Edson Queiroz.

Concentrados

Os votos que o prefeiturável Roberto Cláudio (PSB) computou no último domingo não estão concentrados em áreas específicas. Isso porque, embora tenha sido o segundo mais votado, ele só venceu seus adversários em 19 bairros. As localidades em que Roberto Cláudio teve mais votos em números absolutos foram: Messejana, Prefeito José Walter, Vila Velha, Bom Jardim e Edson Queiroz.

Chamou a atenção o resultado no bairro Dias Macedo, por exemplo. Lá, o candidato Roberto Cláudio venceu Elmano por apenas um voto de diferença. No Centro, quem mais angariou votos foi o pedetista Heitor Férrer, assim como nos bairros Dionísio Torres e Edson Queiroz.

Roberto Cláudio obteve resultado melhor que os demais postulantes, por exemplo, na Cidade 2000, Papicu e Mucuripe. E Elmano, por exemplo, no Antônio Bezerra e Castelão.