247 – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deve ser reeleito no primeiro turno. É o que indica pesquisa Datafolha, onde ele aparece com 55% das intenções de voto. Leia, abaixo, noticiário do jornal O Dia:

Rio –  Nesta quinta-feira, o Datafolha divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para o cargo de prefeito do município do Rio de Janeiro. O candidato do PMDB, Eduardo Paes, subiu de 54% para 55%. Marcelo Freixo do PSOL também cresceu e foi de 18% para 19%.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Datafolha, Eduardo Paes (PMDB) tem, agora, 55% das intenções de voto, Marcelo Freixo (PSOL) conta com 19%, Rodrigo Maia (DEM) com 4% e Otávio Leite (PSDB) com 3%. A candidata do PV, Aspásia Camargo tem 2%; Cyro Garcia (PSTU), 1%; e Fernando Siqueira (PPL), 1%. Votos brancos e nulos somaram 8% e os eleitores que ainda não sabem em quem votar são 7%. Antonio Carlos, candidato do PCO, também foi citado na pesquisa, mas não atingiu 1%.

A pesquisa, realizada entre os dias 25 e 26 de setembro, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), sob o número RJ-00126/2012. O Datafolha escutou 1.461 pessoas na cidade do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando os votos válidos

Considerando apenas os votos válidos, Eduardo Paes (PMDB) sobe para 65% e Marcelo Freixo (PSOL) para 22%. Rodrigo Maia (DEM) fica com 5%, Otávio Leite (PSDB) com 4% e Aspásia Camargo (PV) com 2%. O candidato Cyro Garcia (PSTU) atinge 2% e Fernando Ciqueira (PPL) marca 1%.

Esses votos são calculados com a exclusão dos votos brancos e nulos das amostras de intenção de votos. Os eleitores que não definiram em quem vão votar também são excluídos do cálculo. Esse procedimento é o mesmo que a Justiça Eleitoral utiliza para divulgar o resultado oficial da eleição. O candidato precisa atingir 50% dos votos válidos para vencer uma eleição no primeiro turno.

Última pesquisa

A última pesquisa do Datafolha foi divulgada em 12 de setembro e registrou os seguintes resultados: Eduardo Paes, 54%; Marcelo Freixo, 18%; Rodrigo Maia, 4%; Otavio Leite, 3%; Aspásia, 2%; Cyro Garcia, 1%; Fernando Siqueira e Antonio Carlos não alcançaram, 1%. Branco e nulo, 9%; não sabem, 8%.

Simulação para o segundo turno

Em caso de segundo turno entre Eduardo Paes (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL), o atual prefeito alcançaria 61% das intenções de voto, enquanto que Freixo teria 30%. Votos brancos e nulos somariam 6% e 3% dos eleitores não saberiam responder.

Rejeição

O Datafolha também ouviu dos eleitores o nível de rejeição dos candidatos a prefeito do Rio. Rodrigo Maia (DEM) não recebe o voto de 41% dos eleitores. Aspásia Camargo (PV) e Cryo Garcia (PSTU) tem 17% de rejeição. Eduardo Paes (PMDB) tem 16%; Otávio Leite (PSDB) tem 13%; e Fernando Siqueira (PPL) atinge 13% das rejeições. Antônio Carlos (PCO) tem 12%. Marcelo Freixo aparece como o candidato menos rejeitado pelos eleitores, com 10%.

(Brasil 247)