E depois do início da propaganda eleitoral, começa a expectativa para a divulgação de novas pesquisas de intenção de voto. Três institutos já registraram pesquisas no Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê a legislação em vigor. As sondagens dizem respeito a intenção de voto para os candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza.

Vox Populi/Jangadeiro
O Vox Populi foi contratado pela TV Bandeirantes/Jangadeiro. Registrada na Justiça eleitoral no último dia 24, será divulgada na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto. Os pesquisadores vão ouvir 1000 (mil) eleitores. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,1 pontos percentuaispara mais ou para menos.

Confira todos os detalhes os detalhes da pesquisa: O questionário tem 16 perguntas. O Vox Populi pergunta a opinião do eleitor sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos 10 prefeituráveis) e sobre a rejeição dos candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza.

O instituto ainda quer saber dos eleitores qual a avaliação que fazem da atuação da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes (PSB) e da presidente Dilma Rousseff.

Metodologia da pesquisa Vox Populi
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Fortaleza. As entrevistas são pessoais e domiciliares.

A pesquisa foi registra no Tribunal Superior Eleitoral com o número: CE-00019/2012. Veja aqui o questionário completo.

Datafolha/OPovo
O instituto Datafolha foi contratado pelo Jornal O Povo. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral no último dia 24 e terá o resultado divulgado no dia 29 de agosto. Os pesquisadores vão ouvir 810 eleitores. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Confira todos os detalhes os detalhes da pesquisa: O questionário tem 17 perguntas. O Datafolha pergunta a opinião do eleitor sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza) e sobre a rejeição dos prefeituráveis. Após o eleitor apontar um dos candidatos, o Datafolha questiona sobre qual outro candidato “teria mais chance de receber seu voto”, em caso de mudança. Os entrevistados também são questionados sobre o desempenho dos candidatos na propaganda eleitoral na televisão.

A pesquisa ainda quer saber como os eleitores avaliam a atuação da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes (PSB) e da presidente Dilma Rousseff. O Datafolha levanta o nível de confiança de instituições como a Igreja, as Polícias, Governos, Imprensa e Casas Legislativas.

Metodologia da pesquisa Datafolha
Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. O conjunto do eleitorado do município de Fortaleza com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa. .

A pesquisa foi registra no Tribunal Superior Eleitoral com o número: CE-00020/2012. Veja aqui o questionário completo.

Ibope/VerdesMares
O Ibope foi contratado pela TV Verdes Mares. Os pesquisadores vão ouvir 805 eleitores. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral no último dia 25 e terá o resultado divulgado no dia 30 de agosto. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira todos os detalhes os detalhes da pesquisa: O questionário tem 14 perguntas. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada(em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza) e sobre arejeição dos prefeituráveis. O Ibope também quer saber junto ao eleitor sobre a expectativa de vitória quando pergunta: “Independente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo Prefeito de Fortaleza?”

Através do questionário, os eleitores também avaliam o desempenho dos candidatos na propaganda eleitoral na televisão.

A pesquisa pede ainda que os eleitores avaliem a atuação da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes (PSB) e da presidente Dilma Rousseff. O Ibope também quer saber qual é a área em que, na opinião do eleitor, a população de Fortaleza está enfrentando os maiores problemas.

Metodologia da pesquisa Ibope
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

A pesquisa foi registra no Tribunal Superior Eleitoral com o número: CE-00022/2012. Veja aqui o questionário completo.

(Jangadeiro Online)

Anúncios