Ao tempo em que são publicados os editais com os peditos de registro das candidaturas começa a correr o prazo para que  o Ministério Público ou outros interessados proponham as ações de impugnações de registro, apontando as razões que justifiquem tal providência. O juiz eleitoral responsável pelos registros dos candidatos decidirá.

O vereador Ciro Alquerque é o primeiro dos atuais vereadores a ter sua candidatura à reeleição questionada, não em razão da Ficha Limpa, mas pela briga interna no seu partido que acabou prejudicando a todos os candidatos à Câmara Municipal pelo PTC. A impugnação contra as candidaturas do PTC foi apresentada no último domingo. Esses candidatos impugnados tinham decidido apoiar a candidatura de Roberto Cláudio (PSB) à Prefeitura da Capital.

O outro grupo do PTC, que anunciou apoio à candidatura de Elmano de Freitas à Prefeitura de Fortaleza, sequer foi precisa sofrer impugnação pois o pedido de registro desses candidatos foi apresentado fora do prazo definido pela legislação eleitoral e por isso, sequer, será examinado.

 (Político, Diário do Nordeste Online)