A disputa pela prefeitura de Fortaleza, em 2012, conta com 10 (dez) candidatos. Alguns são velhos conhecidos dos eleitores da capital, outros entram na disputa pela primeira vez. Em algumas chapas, os “vice” roubam a cena pela grande popularidade e votação em Fortaleza.  A presença feminina fica restrita a candidatura de apenas duas mulheres ao cargo de vice-prefeita.

Veja abaixo, listado por ordem alfabética, os detalhes, informações, curiosidades destes que vão estar cada vez mais presentes na vida dos eleitores pelos próximos meses.

Candidato: André Ramos (PPL)
Vice: Lucélio Moura (PPL)
Coligação: Puro Sangue

André Ramos é sociólogo e tem 30 anos. Ele nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e morou alguns anos em São Paulo, antes de se fixar em Fortaleza. Começou na política ao participar do movimento estudantil. Esta é sua primeira eleição para um cargo eletivo. Teve participação na gestão da prefeita Luizianne Lins (PT) como assessor técnico junto à Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, durante os anos de 2009, 2010, 2011. O PPL – Partido Pátria Livre – fundado há oito meses faz sua estreia nas urnas em 2012. O administrador de empresa Lucélio Moura é o candidato a vice-prefeito.

 

 

Candidato: Elmano de Freitas (PT)

Vice: Antônio Mourão (PR)
Coligação: PR, PV, PTN, PSC, PTdoB, PT, PTC

Elmano de Freitas é advogado formado pela Universidade Federal do Ceará. Tem 42 anos e nasceu no município cearense de Baturité. Veio para Fortaleza aos 14 anos. Iniciou a militância política nas Comunidades Eclesiais de Base, atuando também no movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará. Filiou-se ao PT em 1989, tendo participado da direção do partido no Ceará durante nove anos, entre 1994 e 2002. Esta é a primeira vez que disputa uma eleição. Na gestão de Luizianne Lins (PT), coordenou o Orçamento Participativo em Fortaleza (de 2008 a 2011), trabalhou na administração da Secretaria de Finanças, no gabinete da prefeita e, recentemente, na Secretaria de Educação.  A chapa de Elmano conta com o médico Antonio Mourão como candidato a vice-prefeito de Fortaleza.

 

 

Candidato: Francisco Gonzaga (PSTU)
Vice: Nivânia Menezes (PSTU)
Coligação: Puro Sangue

Francisco Gonzaga tem 54 anos e iniciou sua militância política há dezoito. Nascido no interior do Maranhão, veio para o Ceará no final da década de 70 para trabalhar como pedreiro na construção civil. Em 1994 passou a compor o sindicato da categoria e filiou-se ao PSTU, partido pelo qual disputou os cargos de vereador, deputado estadual, governador e vice de Renato Roseno (PSOL) nas últimas eleições. Em 2012, Gonzaga foi o nome escolhido por seu partido para disputar a prefeitura de Fortaleza.

 

 

Candidato: Heitor Férrer (PDT)
Vice: Alexandre Pereira (PPS)
Coligação: PDT e PPS

Heitor Férrer, de 57 anos, é formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem especialização em doenças tropicais e saúde pública. Nasceu na cidade cearense de Lavras da Mangabeira e começou a carreira política aos 33 anos, quando se candidatou a vereador de Fortaleza. Exerceu três mandatos como vereador da capital e ganhou destaque na oposição. Disputou a prefeitura de Fortaleza em 2004, ficou em sexto lugar. Atualmente, exerce o terceiro mandato como deputado estadual. Na última eleição (2010) conquistou 47 mil votos e foi o deputado estadual mais votado em Fortaleza. O empresário Alexandre Pereira (PPS) é o candidato a vice-prefeito de Fortaleza.

 

 

Candidato: Inácio Arruda (PCdoB)
Vice: Chico Lopes (PCdoB)
Coligação: Puro Sangue

Inácio Arruda tem 55 e é senador pelo Ceará desde 2007. É formado em Eletrotécnica pela Escola Técnica e funcionário público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Nasceu em Fortaleza e entrou na política em 1981, quando se filiou ao PCdoB. Sete anos depois, foi eleito vereador de Fortaleza. Dois anos depois foi eleito deputado estadual.  Foi deputado federal por três mandatos. Inácio já disputou a prefeitura da capital em duas oportunidades, nos pleitos de 2000 e de 2004. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) é o candidato a vice-prefeito de Fortaleza.

 

 

Candidato: Marcos Cals (PSDB)
Vice: Fernando Hugo (PSDB)
Coligação: Puro Sangue

Marcos Cals tem 48 anos e é formado em Sociologia pela Universidade de Fortaleza. Nasceu no Recife, em Pernambuco, e entrou na política aos 19 anos, influenciado pelo pai, o ex-governador César Cals. Ao todo, contabiliza seis mandatos na Assembleia Legislativa (AL). Foi secretário de Justiça no primeiro governo Cid Gomes. Em 2010 disputou o governo do Estado, ficando em segundo lugar na disputa. Durante o período que esteve deputado, presidiu a AL por quatro anos consecutivos. Atualmente é presidente do PSDB no Ceará. O candidato a vice-prefeito é o deputado estadual Fernando Hugo (PSDB).

 

Candidato: Moroni Torgan (DEM)
Vice: Lineu Jucá (DEM)
Coligação: Puro Sangue

Moroni Torgan, de 55 anos, é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e veio para a Capital cearense para assumir o cargo de delegado da Polícia Federal. Já disputou a prefeitura de Fortaleza três vezes – em 2000, obteve 18% dos votos válidos; em 2004, 27%; e em 2008, foram 25% dos votos válidos. Assumiu o primeiro mandato na Câmara Federal em 1991 e, ao final da legislatura, compôs o secretariado do Governo Tasso Jereissati, como gestor da Secretaria da Segurança Pública. De 1995 a 1998, foi vice-governador do Ceará, voltando a assumir uma vaga na Câmara dos Deputados em 1999. Moroni morou em Portugal nos último três anos onde cumpriu missão religiosa. O candidato a ice-prefeito é o médico Lineu Jucá (DEM).

 

 

Candidato: Renato Roseno (Psol)
Vice: Soraya Tupinambá (PSol)
Coligação: Psol e PCB

Renato Roseno tem 40 anos e é advogado formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nasceu em São Paulo e veio morar em Fortaleza com os pais aos nove anos de idade. É militante político desde muito jovem, atuando no movimento estudantil do colégio secundarista e da UFC. Atualmente, milita no movimento de direitos humanos da infância e da juventude. Já se candidatou quatro vezes, mas nunca foi eleito. A primeira disputa foi em 2006, quando disputou o cargo de governador do Ceará. Em 2008, tentou chegar à Prefeitura da Capital cearense. Em 2010, foi o 10º candidato a deputado federal mais bem votado, mas não conseguiu se eleger por conta do coeficiente eleitoral. A ambientalista Soraya Tupinambá (Psol) é a candidata a vice-prefeita.

 

 

Candidato: Roberto Cláudio (PSB)
Vice: Gaudêncio Lucena (PMDB)
Coligação: PP, PSB, PEN, PHS, PMDB, PMN, PRB, PRP, PSDC, PSL, PTB e PSD

Roberto Cláudio tem 36, é médico sanitarista formado pela Universidade Federal do Ceará e tem especialização em saúde pública pela Universidade do Arizona. Nasceu em Fortaleza e disputa neste ano a primeira eleição para o posto de chefe do Executivo. Atualmente exerce mandato como deputado estadual. Foi eleito presidente da Assembleia Legislativa com o apoio do presidente do PSB no Ceará, governador Cid Gomes. A primeira campanha eleitoral foi em 2006, quando pleiteou vaga na Assembleia Legislativa pelo PHS. Mudou de partido em 2010, ano em que disputou reeleição como deputado, dessa vez pelo PSB. O empresário Galdêncio Lucena (PMDB) é o candidato a vice-prefeito.

 

Candidato: Valdeci Cunha (PRTB)
Vice: Orlancy Marques (PRTB)
Coligação: não coligou

Valdeci Cunha tem 53 e é natural do município de Massapê, interior do Ceará. Mora em Fortaleza desde os 17 anos. É advogado formado pela Universidade Federal do Ceará e atualmente atua como professor universitário na área de Direito e em cursos preparatórios para concursos.

Entrou na militância jovem, ao integrar o movimento estudantil no colégio secundarista e na universidade. Disputou muitas eleições, sempre tentando eleger-se para ocupar vaga no Legislativo, sem êxito. Em 2008, disputou o cargo de vereador da Capital cearense e, em 2010, de deputado federal pelo Ceará. Valdeci Cunha nunca ocupou cargos públicos.

 (POLITIKA com K, Jangadeiro Online)
Anúncios