Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) divulgou nesta quarta-feira a tabela da Copa das Confederações 2013. O Maracanã, assim como na Copa 2014, sediará a final do torneio. Aseleção brasileira, no grupo A, só atuará no Rio de Janeiro se chegar até a final da competição, que acontecerá no dia 30 de junho. O Brasil estreia no dia 15, em Brasília, depois atua em Fortaleza, no dia 19, e Salvador, no dia 22. Os jogos acontecerão às 16h e 19h (horário de Brasília).

Brasília que sediará a abertura do evento, só terá uma partida. Os outros estádios sediarão três jogos cada. Apesar de ainda ter obras atrasadas, Recife, com a Arena Pernambuco, e Salvador, com a Arena Fonte Nova, foram colocados no planejamento. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que as cidades precisa apresentar os estádios prontos até novembro deste ano.

“É um teste para as seis cidades sedes, para notarmos o que está faltando ou precisa ser realizado. Nós temos datas limites, mas estamos convencidos de que jogos acontecerão nas seis cidades. Para prever qualquer problema, a Fifa dará início aos procedimentos de venda dos ingressos depois de receber a confimação dos estádios. A data limite será em meados de novembro deste ano”, explicou.

Aldo Rebelo, porém, mostra confiança na presença de Salvador e Recife no torneio: “Não vejo problemas para que os jogos não sejam realizadas nas seis cidades. Não há porque manifestar dúvidas pela realização da Copa nas seis sedes. Tenho conversado com os governadores, visitado os locais e sempre recebo informações detalhadas”, afirmou o ministro do Esporte.

Foto: AFP

Maracanã, que será o estádio da final da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, segue em obras

 

Valcke também aproveitou para explicar que o fato de Brasília receber apenas um jogo da Copa das Confederações foi acordado. “Quando discutimos a tabela com representantes dos governo estaduais, Brasília disse: ‘queremos ter somente um jogo, mas que seja ‘aquele’ jogo’. As cidades dividiram os outros jogos. Foi em acordo com Brasília, que optou por esse modelo”, explicou.

Já estão classificados o Brasil, por ser país-sede da Copa do Mundo, Espanha, campeã da Copa do Mundo de 2010, Japão, campeão da Copa da Ásia de 2011, México, campeão da Copa Ouro da Concacaf 2011, e Uruguai, campeão da Copa América de 2011. As outras três vagas serão decididas na Eurocopa e na Copa das Nações da Oceania, disputadas neste mês, e na Copa das Nações Africanas, que acontece em fevereiro de 2013.

Além de Valcke, estiveram presentes o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o integrante do conselho administrativo do COL (Comitê Organizador Local), Bebeto, e o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil. Ronaldo, que também era aguardado, não compareceu. A Copa das Confederações acontece de 15 a 30 de junho do ano que vem.

(ESPORTES IG)

Anúncios