HASHTAGS #GILMARMENTES E #BRASILCONFIAEMLULA FICARAM NOS PRIMEIROS LUGARES DO TRENDING TOPIC; DENÚNCIA DE QUE O EX-PRESIDENTE TERIA TENTADO INFLUENCIAR O JULGAMENTO DO MENSALÃO NO STF GEROU CRÍTICAS E MENSAGENS IRÔNICAS

28 de Maio de 2012 

247 – A denúncia publicada por Veja contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste fim de semana provocou revolta entre os tuiteiros. No início da tarde desta segunda-feira, figuravam nos dois primeiros lugares do Trending Topic do Twitter as hashtags (palavras-chave) #BrasilConfiaEmLula e #GilmarMentes.

Reportagem publicada pela revista traz declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, sobre um suposto lobby feito por Lula para que o julgamento do mensalão fosse adiado. A proposta do ex-presidente – que daria em troca blindagem ao ministro na CPI do Cachoeira – teria ocorrido em abril, durante conversa no apartamento do ex-ministro Nelson Jobim, em Brasília.

No Twitter, os usuários desmentem a versão de Gilmar Mendes: “Tá mais do que na hora de mostrar que o #BrasilConfiaEmLula #GilmarMentes pede pra sair… leva a Veja junto”, escreveu a usuária Rachel (@kelfiori). “Ninguém foi tão perseguido como nosso ex-presidente, inclusive por esse #GilmarMentes Por isso #BrasilConfiaEmLula”, postou Julio Cesar M Amorim (@juliocesaramor). Cléber Sérgio (@Cleber_sergio) tuitou: “#GilmarMentes agora tanto como no episódio dos grampos sem áudio! Não sabes que o #BrasilConfiaEmLula?”.

O movimento virtual, criado para ser pró-Lula, no entanto, provocou também publicações irônicas ou mesmo contra o ex-presidente. “Hashtag #BrasilConfiaEmLula mostra claramente q maioria não confia em Lula…”, publicou o perfil @BloOlhoNaMira. Já a conta @Frente1964 escreveu: “#BrasilConfiaEmLula mostra o que muitas pesquisas escondem. A maioria não acredita nele. Se segura, F. Haddad”, em referência ao pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT.

Como parte das ironias, foi criado o perfil @GilmarMentes na rede, que tuita mensagens como se fosse o ministro do STF. Entre elas, “Ah, quem é o Sepúlveda para me criticar? Um cara com um nome estranho. SÓ ISSO!” e “eu mandei DM para o Jobim, mas acho que o patife não leu TÔ f&&*”, esta última direcionada ao ex-governador e candidato tucano em São Paulo, José Serra.

(BRASIL 247)

Anúncios