OPERADORA É ACUSADA DE FAZER PROPAGANDA ENGANOSA AO OFERECER SMARPHONES A R$ 9 E DEPOIS CANCELAR OS PEDIDOS; ALÉM DISSO, NÃO RESPONDE AOS CLIENTES, QUE CRIAM HASHTAGS, BLOG E PÁGINA NO FACEBOOK PARA DIZER: #OBRIGADOCLARO

247 – A operadora Claro deu um grande vexame nas redes sociais nesta terça-feira, 10, ao deixar sem resposta milhares de clientes que reclamavam de uma suposta propaganda enganosa da empresa. A companhia controlada pelo mexicano Carlos Slim, homem mais rico do mundo, fez uma promoção com diversos modelos de smartphones a R$ 9, que durou até esta segunda-feira 9. Segundo os internautas, porém, muitos dos pedidos – realizados em diversos estados – foram cancelados pela operadora, que não deu qualquer satisfação.

Revoltados, os clientes da Claro criaram a irônica hashtag #ObrigadoClaro, citando o perfil oficial da operadora no Twitter, @ClaroRonaldo, que é associada ao ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. Nesta terça-feira, quando o assunto mais movimentou a rede social, a Claro não publicou sequer um post sobre o assunto, nem deu resposta a cliente algum nas redes sociais. Além dos protestos no Twitter, a empresa ganhou uma página pública no Facebook e um blog, criado pelo usuário Michael Ferranti exclusivamente para reclamar sobre o assunto. Na página, o cliente explica todo o processo da operadora para cancelar as compras e divulga números de pedidos dele e de amigos.

“Entre os dias 04/04 e 09/04 eles venderam pela loja online para vários estados smartphones em qualquer plano pós por 9 reais, plano com fidelidade de 12 meses! er não querem cumprir as ofertas estão cancelando os pedidos (MUITOS) alegando erro de sistema”, escreveu a usuária Katia S. R. (@ka0704) no Twitter. “#ObrigadoClaro por ter cancelado meu pedido e por me fazer esperar na linha 1:44 hs e desligar”, protestou Adan Bustamante (@Adan_Bustamante).

No ano passado, a Claro já chegou a liderar a lista do Procon em reclamações entre as empresas do mesmo setor. Em 2010, ela ocupou o desonroso quinto lugar entre as 50 empresas, de todos os setores, que mais receberam reclamações. Neste ano, houve uma melhora: ela ocupou o 17º lugar entre todas as empresas, com 507 reclamações no total. No ranking dos últimos três meses de 2012, porém, ela já decaiu drasticamente, voltando para o 4º lugar.

O péssimo atendimento, que deixou os clientes falando sozinhos nesta terça-feira, ou aguardando horas ao telefone, e uma possível propaganda enganosa mostram que ela não deve lutar para fugir dessa lista negra nem honrar os consumidores que conquistou até hoje. #ObrigadoClaro.

(BRASIL 247)

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