PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DIZ QUE OS DOIS PAÍSES DEFENDEM REFORMAS NO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS QUE LEVEM EM CONSIDERAÇÃO A NOVA REALIDADE DO MUNDO

29 de Março de 2012 

247 – A presidente Dilma Rousseff declarou em sua viagem à Índia que o Brasil quer uma nova ordem mundial. “Brasil e Índia convergem fortemente para a reforma das organizações internacionais, seja a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a criação de um novo modelo de responsabilidade do FMI ou o estabelecimento de novos fóruns de alto nível, como o G20, IBAS, BASIC e Brics”, afirmou em um artigo publicado no jornal “The Times of India”.

Dilma participa, em Nova Déli, da IV Reunião de Cúpula dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e na sexta-feira fará uma visita de Estado ao país anfitrião.

A presidente aproveitou para criticar novamente as políticas adotadas pelos Estados Unidos e Europa para combater a crise financeira. “(A crise) não será superada por meio de meras medidas de austeridade, consolidação fiscal e desvalorização da força do trabalho. Menos ainda por meio de políticas expansionistas que ensejam uma guerra cambial e introduzem no mundo novas e perversas formas de protecionismo”, disse a presidente durante um discurso na Universidade de Nova Déli, onde ela recebeu o título de doutora honoris causa.

(BRASIL 247)

Anúncios