Salvador comemora 463 anos de história nesta quinta-feira (29) e, para celebrar a data, diversas apresentações musicais e exposições com temas pertinentes à cultura do povo baiano vão acontecer na cidade. 

O destaque fica para o Museu Tempostal, no Pelourinho, que preparou uma programação especial para a data. O local, que reúne o mais rico acervo de imagens antigas de Salvador e do Recôncavo Baiano, promove exibição do vídeo “(Per)cursos patrimoniais – Centro Histórico de Salvador”, distribuído pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), e visitas mediadas à mostra “Pelos Caminhos de Salvador”. 

O Museu Tempostal, localizado na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, funciona de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é franca e o visitante, brasileiro ou estrangeiro, terá o acompanhamento de guias especializados durante a visita.

OUTROS EVENTOS

Nesta quinta-feira (29), o concerto de abertura da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica da Bahia homenageia o aniversário da cidade na Sala Principal do Teatro Castro Alves. A regência é do maestro Carlos Prazeres, e a entrada custa R$ 20. 

No mesmo dia, às 19h, a Praça Tomé de Sousa recebe o grupo de choro de Salvador, “Os Ingênuos”, com participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos.

Já no Museu da Cidade, segue aberta ao público, até sexta (30), a exposição “Um Olhar sobre Salvador”. Diferentes artistas plásticos do Centro Histórico expõem telas sobre a capital baiana. 

Na Biblioteca Professora Denise Tavares, na Liberdade, o público também tem acesso à mostra fotográfica “Um olhar sobre a Liberdade”, formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias tiradas por crianças moradoras da região. A exposição segue até sexta-feira (30), das 9h às 17h.

Ainda no dia 29, será realizada a premiação do Concurso Nacional de Ideias para Requalificar os Largos do Pelourinho, no Palácio Rio Branco, a partir das 10h. 

Para encerrar as comemorações, no domingo (1º de abril), às 19h30, no Farol da Barra, o cantor e compositor Magary Lord vai se apresentar com a participação de Márcia Short, Lazzo Matumbi, Roberto Mendes, Peu Meurray e Toni Garrido. 

(Maria Fernanda Gondim – Mercados e Eventos)

Anúncios