Quem estiver no Rio de Janeiro durante o Carnaval deve ficar atento aos 425 blocos que desfilarão, interditando diversas ruas. O metrô é o transporte mais recomendado, já que vai funcionar de forma ininterrupta das 5h de sábado até 23h de terça. É a melhor pedida também para chegar ao Sambódromo – a estação mais próxima é a da Praça Onze. Os trens também terão esquema especial de funcionamento. Veja o que abre e fecha durante os dias de folia na capital fluminense:

Shoppings
Sábado: lojas, cinemas e praças de alimentação abrem normalmente.
Domingo: apenas as lojas que possuem acordo para funcionar aos domingos abrem. Cinemas e praças de alimentação funcionam normalmente.
Segunda e terça-feira: lojas fechadas. Cinemas e praças de alimentação funcionam normalmente.
Quarta-feira: funcionamento normal. Cinemas e praças de alimentação funcionam normalmente.

Comércio
Sábado: funciona normalmente.
Domingo: abrem apenas as lojas que têm acordo para abrir aos domingos.
Segunda-feira: funcionamento normal, exceto para as lojas que participaram da maratona de Natal.
Terça-feira: todas as lojas devem permanecer fechadas.
Quarta-feira: comércio volta a funcionar normalmente. As lojas que abriram domingo devem abrir apenas a partir do meio-dia.

Correios
Sábado: as agências que normalmente funcionam aos sábados, como a do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, abrem no horário habitual.
Domingo a terça-feira: apenas as agências que trabalham em regime de plantão abrem; os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta não funcionam.
Quarta-feira: agências reabrem normalmente, a partir das 12h.

Barcas
Sábado e domingo: horário normal de final de semana.
Segunda-feira: as barcas que fazem o trajeto Praça XV-Niterói e Niterói-Praça XV terão, entre 6h e 10h e das 16h às 20h, intervalos de 15 minutos. Nos demais horários, as partidas serão a cada meia hora. No trajeto Praça XV-Charitas, as barcas circulam entre 6h50 e 21h, com intervalos que variam de 15 minutos, pela manhã, a 50 minutos no período da tarde. Na linha Praça XV- Cocotá, serão cinco saídas entre 8h10 e 18h40.
Terça-feira: a barca Praça XV-Niterói terá intervalos de 30 minutos. As linhas Cocotá e Charitas não funcionarão. Na linha Paquetá, o funcionamento é normal. Linhas que atendem Angra, Ilha Grande e Mangaratiba permanecem inalteradas.
Quarta-feira: as barcas que fazem o trajeto Praça XV-Niterói e Niterói-Praça XV terão, entre 6h e 10h e 16h e 20h, intervalos de 15 minutos. Nos demais horários, as partidas serão a cada meia hora. No trajeto Praça XV-Charitas, as barcas circulam entre 6h50 e 21h, com intervalos que variam de 15 minutos, pela manhã, a 50 minutos no período da tarde. Na linha Praça XV- Cocotá, serão cinco saídas entre 8h10 e 18h40.

Ônibus
Sábado a quarta-feira: As linhas funcionam com frota habitual. Mudanças de itinerário podem ocorrer devido à passagem de blocos de Carnaval.

Trens
Sábado e domingo: trens circulam em horário normal, com cinco partidas de trens paradores durante a noite e a madrugada nos ramais Saracuruna e Belford Roxo, e quatro partidas nos ramais Japeri e Santa Cruz.
Segunda-feira: funcionamento normal de feriado. A partir das 20h, os ramais de Saracuruna, Belford Roxo, Japeri e Santa Cruz terão cinco saídas cada, de duas em duas horas.
Terça-feira: horário normal de domingo, sem os trens extras da madrugada.
Quarta-feira: nos ramais Japeri e Santa Cruz, a frequência será de 30 minutos entre os trens até as 10h. Após as 10h, funcionamento retoma a rotina. No ramal Belford Roxo, das 10h às 12, os intervalos caem para 20 minutos. Após 12h, volta a grade dos dias úteis.

Metrô:
Sábado a terça-feira: 32 estações das linhas 1 e 2 funcionarão sem parar das 5h de sábado até 23h de terça-feira, com exceção das estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã, que só voltam a operar às 5h de quarta-feira.
Quarta-feira: metrô volta a operar em horário normal.

Saúde
Sábado a quarta-feira: os postos de saúde permanecem fechados. O atendimento em hospitais, emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) segue normalmente nas redes públicas municipal, estadual e federal.

Água
Sábado a terça-feira: a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai fazer atendimentos emergenciais 24 horas através da central de atendimento, no 0800 2821 195. As agências do órgão permanecem fechadas.
Quarta-feira: as agências voltam a abrir às 12h.

Delegacias
Sábado a quarta-feira: funcionam normalmente durante todo o feriadão.

Luz
Sábado a quarta-feira: as agências da Light terão esquemas especiais de funcionamento, disponíveis no site da companhia (www.light.com.br). O Disque-Light (0800-282-020) seguirá disponível 24 horas.

(PORTAL TERRA)