Horas antes da abertura dos portões do Planeta Atlântida eles já estavam lá, aglomerados, sem se importar com o calor do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Fãs de todos os ritmos do festival chegaram cedo para garantir lugar bem pertinho dos ídolos no primeiro dia de shows do Planeta, que terá atrações como Michel Teló, Ivete Sangalo, Sean Kingston, Capital Inicial, Charlie Brown Jr. e Lulu Santos. A música começa às 17h20, com a execução do hino do Rio Grande do Sul na voz do tradicionalista Neto Fagundes.

Os amigos Jerusa Menezes, de 27 anos, e Junior Scheffel, 18, chegaram bem cedo, por volta das 9h30, para acompanhar os shows da primeira noite. Os dois são de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Grávida de quatro meses, ela já vai apresentar ao seu bebê um festival de música.

“Somos muito fãs da Ivete”, dizem os amigos. “É muita vibração, estamos com uma expectativa muito boa, quero aproveitar ao máximo”, acrescentou Junior, que não quer perder a oportunidade de curtir a Tirolesa, uma das atrações do Planeta.

Junto com eles, mais de 200 fãs já se aglomeravam na fila que dá acesso à Arena, que a pista do palco principal. A cada minuto chegavam mais e mais pessoas. São esperadas pela organização do evento cerca de 100 mil pessoas, nos dois dias.

Na fila dos camarotes também já tinha gente antes da abertura dos portões. O casal de estudantes Josiele Pavan Vieira, 18 anos, e André Luiz Soledad Teixeira, 20, não esperavam ser os primeiros para acessar o local. Para ver principalmente a banda gaúcha Fresno, eles chegaram às 13h30, felizes da vida de não encontrarem ninguém na frente deles.

O trânsito no entorno da Saba ainda tinha fluxo pequeno por volta das 15h30, segundo o major Xavier, subcomandante do 2° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísiticas (Bpat): “A situação é razoável e crescente até o momento. Porém, a partir das 16h30, deveremos ter o pico do movimento de carros”, alerta.

Os portões da sede campestre da Saba, na praia de Atlântida, serão abertos às 16h. O Planeta segue até este sábado (4) e promete maratona de mais de 12 horas de shows em cada uma das noites.

(G1 RS)