Saiba quem é quem na lista dos grandes lutadores do UFC

Já não há como negar. O MMA (sigla para mixed martial arts, artes marciais mistas em inglês) é um sucesso. E o Ultimate Fight Championship (UFC) é a Copa do Mundo do esporte. Evento que reúne a elite das lutas, movimenta cifras milionárias, produz ídolos e carrega torcedores por onde passa. Quem ainda não entende muito do assunto, é bom correr. Mais cedo ou mais tarde, numa roda de bar, numa fila de banco, você vai ouvir alguém falando disso, como é atualmente com o futebol, paixão nacional. Hoje, O POVO dá uma forcinha ao leitor.

O UFC tem mais de 100 lutadores sob contrato. Número que garante calendário cheio durante praticamente o ano todo. E reserva pelo menos duas lutas entre grandes referências do MMA a cada evento. São atletas de todas as especialidades, mas que hoje precisam ter qualidade em pelo menos três artes marciais (jiu-jítsu, wrestling e muai thay, por exemplo) para garantirem alguma chance no octógono, o ringue do UFC.

Para ajudar, separamos 24 figuras que são importantes no MMA. Personagens que fazem o esporte ganhar cada vez mais fãs. Anderson Silva, por exemplo, é o grande nome da atualidade. É apontado, inclusive, pelo presidente do UFC, Dana White, como o maior da história. Opinião que muitos discordam, tendo em vista que agora mesmo há gente como Jon Jones e Georges St. Pierre com currículo e técnica suficientes para entrarem no hall.

Outros ainda lutam, mas já são lendas. Casos de Rodrigo Minotauro e Dan Henderson. Ambos com resistência incrível, fizeram embates históricos e protagonizaram viradas e recuperações fantásticas. BJ Penn, nascido no Havaí, nos EUA, também entra nessa conta, apesar de um pouco mais novo.

Ao lado, quem é quem no mundo do UFC. Guarde o rosto e o nome. Eles ainda serão tão famosos quantos algumas estrelas do futebol.

 

Guia das estrelas do UFC

 

Anderson Silva

Considerado o melhor peso-por-peso do mundo ( independente da categoria). Está sem perder desde 2006 e tem nove defesas de cinturão vencidas.

 

Vitor Belfort

Foi apontado como fenômeno ao ganhar um torneio do UFC com 19 anos. Poucos têm mãos tão afiadas quanto as dele no MMA, além de um jiu-jítsu apurado.

 

José Aldo

Apenas uma derrota na carreira. Dono de combinação jiu-jítsu com muay thai quase imbatível no octógono, é apontado como um dos mais técnicos.

 

Júnior Cigano

Boxeador extremamente técnico, venceu Cain Velasquez na primeira luta transmitida pela TV Globo para o Brasil. Virou referência nacional.

 

Wanderlei Silva

Explodiu no extinto Pride, franquia de MMA no Japão. Lá, era ele quem mandava. No UFC ainda não foi campeão. Tenta provar que ainda pode lutar pelo cinturão.

 

Lyoto Machida

Assombrou o UFC com um estilo altamente técnico. É especialista em caratê. Ficou marcado pelo chute que aposentou o lutador Randy Couture.

 

Maurício Shogun

Outro que viveu grandes momento no Pride. Levou a boa fase para o UFC, ganhando o cinturão. Depois, perdeu para Jon Jones. É raça pura.

Rodrigo Minotauro

Minotauro é uma lenda. No currículo, lutas épicas, mistura quase mortal de boxe com jiu-jítsu e raro poder de finalização. Tem uma resistência espetacular.

 

Renan Barão

Tem 27 vitórias seguidas no MMA. É uma das maiores sequências de todos os tempos. Candidato forte ao cinturão dos pesos-galo. É mais um que atuava no WEC.

 

Edson Barboza

Outro da nova linhagem e que promete muito. Luta na categoria peso-leve. É dono de um dos nocautes mais fantásticos da história, contra Terry Etin.

 

Thiago Pitbull

O cearense é apontado como um dos dez melhores da categoria. Já teve chance de ganhar o cinturão, mas perdeu. Seu ponto forte é o muay thai.

 

Eduardo Tá Danado

Paraibano, aprimorou o jiu-jítsu em Fortaleza, graças a um projeto social. Hoje o lutador mora na Alemanha e tentar ganhar mais espaço no UFC.

 

Jon Jones (EUA)

Uma máquina. O americano tem 15 vitórias e uma derrota. É dono das cotoveladas mais potentes do MMA mundial. Já é um dos mais completos lutadores da história.

 

George St. Pierre (CAN)

O canadense é frio, calculista e extremamente eficiente. Tem no wrestling, modalidade fundamental no MMA, como sua maior especialidade.

 

Chael Sonnen (EUA)

O “inimigo número 1 dos brasileiros”. Vive a provocar Anderson Silva e foi o único até hoje a chegar bem perto de tirar o cinturão do Spider.

 

BJ Penn (EUA)

Já foi campeão mundial de jiu-jítsu. No UFC, é um “casa grossa” duro na queda. Normalmente faz combates espetaculares e muito agressivos.

 

Alistair Overeem (HOL)

Já foi campeão no K-1, no Dream e no Strikeforce. Agora, tenta provar que seus chutes e joelhadas podem ser vitoriosos no UFC. É uma ameaça a Júnior Cigano.

 

Dan Henderson (EUA)

Uma lenda, com títulos no Pride e no Strikeforce. Hoje, aos 41 anos, ainda é muito perigoso por causa dos socos precisos. Ainda sonha com o cinturão.

 

Nick Diaz (EUA)

Polêmico, mas muito bom. É apontado como o único capaz de incomodar St. Pierre na categoria. Tem no boxe quase perfeito sua principal arma.

 

Frankie Edgar (EUA)

O baixinho é bom de briga. E aguenta muita pancada dos adversários. Protagonizou combates históricos com Gray Maynard.

 

Dana White

Dono de 10% da marca, é o homem de frente do evento. Pensa em lutas, negocia com atletas e é presença certa em todas as entrevistas coletivas.

 

CATEGORIAS DO MMA

São sete as categorias do UFC: pesos galo, pena, leve, médio, meio médio, meio pesado e pesado. A diferença está no peso.

 

DONOS DE CINTURÃO

Três brasileiros são donos de cinturão atualmente: José Aldo (peso pena), Anderson Silva (meio médio) e Júnior Cigano (pesado).

 

1920

Época do início das lutas com um mix de artes marciais, ideia de Carlos Gracie, que queria mostrar a força do jiu-jítsu brasileiro.

 

2011

Ano da primeira vez que que o UFC teve transmissão ao vivo para o Brasil pela TV Globo, momento chave do esporte no país.

(Por Bruno Formiga – O Povo Online)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s