O novo Terminal do Antônio Bezerra deve ser concluído em outubro de 2012, informa o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Inicialmente previsto para julho de 2012, o novo prazo se deu por conta do processo de desapropriação de imóveis. Segundo o Transfor, a última pendência judicial foi resolvida no segundo semestre de 2011.

Um dos projetos para o terminal é a integração entre as linhas de ônibus de Caucaia, na Região Metropolitana, com as linhas urbanas de Fortaleza. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a integração depende de negociação entre Prefeitura e Governo do Estado.

“A integração é do interesse da Etufor, mas depende do acordo entre Prefeitura e Governo do Estado – que controla as linhas metropolitanas. Após a negociação, deve ser feito um estudo técnico”, diz a Etufor.

Segundo a Etufor, ainda não há previsão para o acordo entre o Governo. A expectativa, no entanto, é de que tudo fique pronto até antes da Copa do Mundo 2014. De acordo com a Etufor, a integração deve facilitar a mobilidade urbana, possibilitando o passageiro para ir a qualquer lugar de Fortaleza, além de baratear o custo do deslocamento.

Andamento das obras do terminal

De acordo com o Transfor, o novo prédio da administração do terminal já foi construído. O prédio inclui uma torre de observação – para melhor controle e fiscalização do serviço prestado à população. Também estão sendo construídas três novas plataformas de embarque acessíveis, que irão permitir o embarque dos passageiros em nível, ou seja, sem degraus.

A rua Demétrio de Menezes, que dá acesso à Perimetral, já foi deslocada e reconstruída, sendo atualmente usada para o desvio de tráfego. Nesse terreno, já foram executadas a drenagem, a terraplenagem e a pavimentação em concreto.

Com investimento de mais de R$ 14 milhões, o novo terminal deve beneficiar mais de 207 mil usuários do transporte público.

(DIÁRIO DO NORDESTE)