Rio – Cientistas franceses estão testando um novo tratamento para prevenir a contaminação pelo vírus HIV em homens gays soronegativos. O medicamento deve ser tomado antes e depois das relações homossexuais, em que um dos parceiros tem HIV.

O teste, iniciado pela Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids (ANRS), reúne 300 voluntários. Metade receberá um placebo e a outra metade, um antirretroviral oral comumente utilizado no tratamento de pessoas com Aids, o Truvada, que combina dois produtos (Tenofovir + FTC).

Eles terão que tomar dois comprimidos antes e durante o período de atividade sexual (o fim de semana, por exemplo), e um comprimido depois. Todos terão acesso a exames frequentes para detectar infecções sexualmente transmissíveis.

A primeira etapa será na França. Se for bem sucedida, uma segunda fase será iniciada, com 1.900 participantes (incluindo os 300 primeiros) também no Canadá. O coordenador do estudo, Jean-Michel Molina, disse que “é preciso fazer tudo para diminuir o número de novas contaminações por HIV nas populações mais expostas”.

(O DIA ONLINE)