A Toyota, que perdeu o posto de maior montadora do mundo devido ao terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão no começo de 2011, segue como a empresa automotiva que mais vendeu neste ano. O modelo Corolla, fabricado em quinze países e presente em 140 mercados, vendeu cerca de 1,02 milhão de unidades, representando um aumento de 2% em relação a 2010,o que consagrou o modelo como o carro mais vendido de 2011. A estimativa é da consultoria IHS Global divulgada pela revista Forbes.

O Elantra, da Hyundai, já tão popular quanto o Corolla, tem previsão de vendas de 1,01 milhão de unidades, entrando para a lista dos mais vendidos em dois anos. O terceiro lugar é do chinês Wuling Sunshine, que vendeu 943 mil unidades. Em quarto está o Ford Focus com 919 mil, e o subcompacto da Kia, Rio, ocupa a quinta colocação com suas vendas estimadas em 815 mil.

O Fiesta, também da Ford, é o sexto com 781 mil unidades, à frente do Volkswagen Jetta (745 mil). A Toyota aparece novamente na oitava colocação com o modelo Camry. O top 10 dos mais vendidos do ano é fechado por um dos lançamentos da Chevrolet, o modelo Cruze (691 mil) seguido pelo Volkswagen Golf (648 mil).

Apesar do sucesso em 2011, a ‘Forbes” levanta a dúvida se a Toyota e a Honda, décima segunda colocada no ranking com o Civic, irão se recuperar e retomar o domínio no mercado global com as mudanças que ocorreram no mercado.

(PORTAL DO SIDNEY REZENDE) 

Anúncios