Todo mundo sabe que quem gosta de Europa é brasileiro – gringo que é gringo vem para o Brasil curtir as praias, as belezas naturais e, claro, a beleza do nosso povo.

Por querer tanto viajar pelo mundo, às vezes os brasileiros não sabem o que estão perdendo aqui dentro mesmo.

Há muito o que se conhecer em lugares maravilhosos em todas as regiões do país. Exemplos clássicos do “tudo de bom” que o turista sempre procura nas viagens são a famosa cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, no sudeste do país, Fortaleza, capital do Ceará, ao Nordeste e Florianópolis, em Santa Catarina, bem ao sul do Brasil. Brasileiro ou gringo, quem escolhe esses destinos não se arrepende; a maioria guarda ótimas lembranças dos três lugares.

O Rio de Janeiro é possivelmente o ponto turístico mais procurado do Brasil pelo público externo, mas ainda pouco desbravado por brasileiros de outras regiões, que não sabem o que estão perdendo. Para essas pessoas, a principal dica é escolher bem seu Hotel Rio de Janeiro, já que muitos estabelecimentos tabelam seus preços de acordo com o valor da moeda do turista e, portanto, podem sair bem mais caros em seu custo benefício aos brasileiros. A cidade é dita “maravilhosa” por um motivo básico: é realmente muito bonita e cheia de atrações, como o Cristo Redentor, eleito recentemente uma das sete maravilhas do mundo moderno, além do bondinho do Pão de Açúcar e suas praias recheadas de história em músicas, poesias e novelas, como Copacabana, Ipanema e Leblon. Escolha um hotel no Rio de Janeiro que te deixe mais perto dessas praias, que também tem pontos de ônibus e táxi para todas as demais regiões da cidade.

Em Santa Catarina, procure por um hotel Florianópolis que também fiquem perto das praias, principalmente se elas forem praias de surfista: no sul, isso quer dizer que a praia é muito boa e linda, como a famosa praia da Joaquina. Nos projetos arquitetônicos e culturais da cidade, não deixe de ir ao Mercado Central, à Figueira Centenária (reza a lenda que quem passa por ela atrai riqueza e – atenção, solteiros – casamento) e à ponte Hercílio Cruz.

Já no Ceará, prepare-se para um banho de cultura e hospitalidade, além de diversos pontos de beleza natural na capital e nos arredores. Procure hoteis em Fortaleza que o deixem em uma região privilegiada de transporte e de vista, como a orla da praia de Iracema, que também fica pertinho do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um dos principais museus do nordeste.

A Praia do Futuro também é ponto obrigatório para quem quer passar uma temporada em Fortaleza. Busque hotéis em Fortaleza que também te coloquem a par dos passeios para praias próximas (ou nem tão próximas, mas que valem muito a pena) como Canoa Quebrada e Jericoaquara. Em qualquer lugar do Ceará, busque a carne seca nos pratos típicos. E aproveite cada pedacinho de sua capital, que já está se adaptando muito bem para os jogos da copa em 2014.

(PORTAL METROPOLITANO SC)