O natal é comemorado neste fim de semana, de sábado (24) para domingo (25). Em Belo Horizonte, alguns serviços sofrem alterações no funcionamento por causa do feriado. Veja o que abre e fecha na capital mineira.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as agências funcionam normalmente na véspera da data comemorativa e nesta segunda-feira (26).

Comércio
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) informou que o comércio funciona das 9h às 22h nesta sexta-feira (23).  Já neste sábado (24), das 9h às 16h; e no domingo (25), todas as lojas vão estar fechadas. Os shoppings da capital mineira têm horário próprio de funcionamento, exceto no dia 25, que segue a regra dos demais comércios.

Transporte
A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) afirmou que o quadro de horários vai funcionar normalmente. No dia 24, segue a escala de horário de sábado e no dia 25 tem quadro de domingos e feriados.

Saúde
As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internações e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão funcionar normalmente.
Os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) funcionam com escala de final de semana e equipe completa no período noturno. O Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno vai funcionar normalmente durante os dias 24 e 25.

Limpeza
Os serviços de coleta seletiva e domiciliar e a varrição das ruas ocorrem normalmente no final de semana natalino. No domingo, como acontece normalmente, o serviço fica suspenso.

Plantão de chuvas
O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas, nos 365 dias do ano. Os telefones são 199 e (31) 3277-8864.

Abastecimento
Os Restaurantes Populares I e II não funcionam neste sábado (24). Já no domingo (25), apenas o Popular I, na Avenida do Contorno, vai abrir com uma programação especial.

No sábado (24), a Feira Coberta do Padre Eustáquio (Fecop) abre das 8h às 18h. O Mercado Distrital do Cruzeiro funciona das 7h às 16h. Algumas lojas devem funcionar até às 18h.

O funcionamento das feiras Direto da Roça, Livre, e de orgânicos é facultativo neste sábado. Já a Central de Abastecimento Municipal funciona das 7h às 19h. Os Sacolões Abastecer funcionam normalmente no sábado, das 8h às 19h.

Os estabelecimentos citados acima não funcionam no domingo (25).

Postos de Informação Turística
O posto de informação do aeroporto da Pampulha funciona das 8h às 16h no sábado; no domingo, das13h às 18h. Já o aeroporto de Confins e a rodoviária funcionam neste sábado e domingo das 8h às 18h.

O Centro de Referência Turística de Belo Horizonte Álvaro Hardy, o posto de informação da Belotur e do BH Resolve não funcionam neste fim de semana. O posto de informação do Mercado Central abre das 8h às 13h no domingo, e no sábado das 8h às 18h. O Mercado das Flores funciona das 8h às 15h nos dias 24 e 25.

Parques
No feriado natalino, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti fica aberto normalmente. Os demais parques de Belo Horizonte não funcionam no domingo (25). No sábado (24), ficam abertos ao público.

O Jardim Zoológico, o Aquário e o Jardim Botânico funcionam das 8h30 às 16h. O Parque Ecológico da Pampulha fica aberto ao público entre 8h30 e 17h.

(G1 MG)