O Facebook vai fechar o ano como o rei da internet. É a palavra mais buscada na rede, segundo o relatório da consultoria especializada em web Experian Hitwise. No ranking dos dez termos mais procurados, o Facebook ocupa quatro posições com variações – Facebook. com, Facebook, Facebook login e http://www.facebook.com – pelo segundo ano consecutivo.

Na contagem geral, o Facebook respondeu por 4,42% das buscas, um aumento de 24% em relação a 2010. Para se ter uma ideia de como a rede é bem posicionada, a primeira celebridade aparece em 92° lugar. Quem? O ídolo teen Justin Bieber.

Outros peso-pesados da internet aparecem no Top 10 da Hitwise, como o site de vídeos YouTube. Mas o ano foi mesmo dominado pelos sites de navegação. A explicação é que as pessoas preferem buscar do que digitar o endereço, explica a pesquisa.

Essa mudança em comportamento é puxada em parte porque buscadores contam com recursos que “completam” as palavras da busca, à medida que os internautas vão digitando. Com isso, a maioria acha mais fácil buscar do que ter que pensar no endereço, com chances inclusive de digitar uma letra ou terminação incorreta. Da mesma forma, a maioria dos usuários acha mais prático fazer o mesmo em smartphones ou tablets, quando digitar a url pode ser mais complicado.

A pesquisa indica que novidades entre os 50 termos mais buscados no ano, incluindo amazon.com, hotmail e twitter. Uma análise revelou que os termos relacionados a redes sociais dominaram os resultados, somando 4,18% dos 50 termos mais buscados.

Os resultados da Hitwise são bem diferentes do ranking do Google Zeitgeist porque o Google estrutura seus relatórios para eliminar buscas por sites.

(EPOCA NEGÓCIOS)