A discussão acerca de quem será o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza em 2012 está em ritmo acelerado e até o próximo dia 15 de janeiro a sigla já deve divulgar o nome do postulante ao cargo na Capital. Isso porque a orientação política do diretório nacional do partido é de que até esta data os nomes dos candidatos nas principais cidades brasileiras, como é o caso de Fortaleza, já estejam definidos.

“Nós queremos e estamos trabalhando para cumprir essa orientação”, frisou o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, que participou, ontem, do penúltimo ciclo de debates que o partido vem realizando para discutir questões voltadas para a Capital.

Sem antecipar a decisão do partido, membros do PT afirmam que o candidato escolhido dentre os 13 prefeituráveis apresentados, não vai representar um possível impasse na aliança entre PT, dirigido no Estado pela prefeita Luizianne Lins, e PSB, comandado pelo governador Cid Gomes. “O nome que o PT levar para o governador, ele vai aceitar e apoiar. Isso já é tido como certo no partido”, explicou Joaquim Cartaxo, coordenador o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT.

Ao mesmo tempo, ainda que o nome escolhido não seja do agrado do governador e que ele porventura não entre na disputa ao lado do PT em Fortaleza, Ângelo alertou que “independente disso, o PT terá candidato na Capital”.

”Risco zero”

Ex-secretário das Cidades do Governo Cid Gomes, Cartaxo avaliou que o risco de quebra na aliança entre PT e PSB na Capital “é zero”.

Para ele, ambos os partidos têm participação igual nos governos municipal e estadual e “o único interessado que essa aliança se rompa é a oposição, que foi derrotada”.

“Ou, então, tá todo mundo mentindo para todo mundo. E eu sinceramente não vejo isso”, disparou.

Cartaxo assegurou, ainda, que vai procurar o PCdoB, um dos partidos que compõe a base aliada da prefeita e que já lançou a pré-candidatura do senador Inácio Arruda para a Prefeitura de Fortaleza, com o propósito de que a aliança seja mantida. 

ENTENDA A NOTÍCIA

O último ciclo de debates realizado pelo PT em Fortaleza está marcado para o dia 14 de janeiro, ocasião em que deverá ser divulgado o nome do candidato que disputará a eleição de 2012 pela sigla. 

Ranne Almeida
ranne@opovo.com.b

Anúncios