O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta sexta-feira (2) o corte de 1.287 vagas em cursos de serviço social, fonoaudiologia e educação física que tiveram nota abaixo de três no CPC (Conceito Preliminar de Curso). O indicador varia em uma escala de 1 a 5 e é calculado com base no desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e em outros critérios como a infraestrutura e o corpo docente da instituição. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O corte faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão esses cursos em função dos resultados considerados insuficientes. A maior redução foi no curso de educação física, com o corte de 1.024 vagas. Serviço Social teve redução de 224 vagas e fonoaudiologia perdeu 39 vagas.

No caso de graduações que já tinham conceito insatisfatório em 2007 e repetiram o mau desempenho em 2010 foi determinada uma redução adicional de 30%, segundo o MEC.

Mais cortes

Ontem (1º), foi divulgado o corte de 2.794 vagas em cursos de biomedicina, fisioterapia e nutrição. Nesta terça-feira (29), foi anunciado o corte de quase 4 mil vagas em cursos de enfermagem, farmácia e odontologia. A maior redução foi na área de enfermagem: menos 2.572 vagas. Vinte cursos de odontologia foram afetados totalizando uma redução de 307 vagas. Em farmácia, as medidas atingem 40 graduações e reduzem 1.107 vagas.

No último dia 17, o MEC anunciou o corte de 514 vagas de 16 cursos de medicina com CPC um e dois. Os cursos que sofreram o corte determinado hoje são todos de instituições privadas de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Maranhão, de Rondônia, do Tocantins e de Mato Grosso.

O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Os dados do Enade 2010 divulgados ontem (17) mostram que 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

(PORTAL UOL)