O Cinturão Digital do Ceará, rede pública de banda larga, será inaugurado nesta quinta-feira (3), no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará. De acordo com o Governo do Estado, a inauguração contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante.

A solenidade de inauguração será transmitida via internet em prédios do Estado no Ceará: Hospital regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Posto da Secretaria da Fazenda, em Tianguá; Liceu de Banabuiú; e imagens do radar meteorológico em Quixeramobim.

De acordo com o informações do Governo do Estado, o Cinturão Digital tem 2.600 Km de fibra óptica conectando 92 cidades do estado, com cobertura inicial instalada na sede de 53 municípios, o que corresponde a cerca de 90% da população urbana do Ceará.

O empreendimento é a maior rede pública de banda larga do Brasil e, de acordo com o Governo. A população será beneficiada com aplicações de telemedicina, educação a distância, monitoramento de cargas nas fronteiras, câmeras de vigilância, entre outros serviços.

A população poderá também acessar a rede mundial em telecentros, praças, escolas e comunidades. As empresas provedoras de serviços serão chamadas para compartilhar, por processo licitatório, a infraestrutura e a capacidade já instalada do Cinturão Digital.

(G1 Ceará)

Anúncios