Após perder os voos regulares da Delta Airlines, para os Estados Unidos, no ano passado, e da Iberia, à Espanha, agora no fim de outubro, Fortaleza ganha, enfim, um novo voo charter. Esta semana, durante a feira TTG Incontri, que acontece até hoje, em Rimini, na Itália, a empresa aérea Blue Panorama lançou a Rota das Emoções, que interligará Milão a São Luís e Fortaleza e Milão a Salvador e Porto Seguro, na Bahia.

Com a novo rota, a Capital cearense passa a contar com cinco voos internacionais no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Atualmente, operam as empresas TAP, com voos diários, interligando Fortaleza a Lisboa; a CATV, que interliga Fortaleza a Praia, capital de Cabo Verde, sempre às 2ª feiras e a Tui Airlines, que faz a linha Fortaleza/Amsterdã), em voo charter, às terças-feiras.

Menos turistas

Segundo a Infraero, a movimentação de passageiros em rotas internacionais, em agosto último no Pinto Martins foi de 24.807 pessoas, número 1,1% inferior ao mesmo período do ano passado, quando se registrou a movimentação de 25.075 passageiros. No acumulado deste ano, o fluxo foi de 154.566 visitantes, ante 154.920 em igual período 2010, o que representa um recuo de 0,27%.

Investimentos

Ainda TTG Incontri, a Air Italy, que opera dois voos semanais regulares, Fortaleza/Roma e Fortaleza/Milão, às 3ª e 6ª feiras, respectivamente, lançou também, uma nova frequência regular da companhia, ligando Milão a Salvador e Porto Seguro, no litoral baiano.

“A TTG representa uma clara oportunidade para apresentar aos profissionais do turismo, a imagem de um Brasil determinado a figurar entre os destinos turísticos mais procurados do mundo”, declarou o Diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto. Esta foi a 11° participação da Embratur na feira italiana.

Fluxo turístico

24,8 mil passageiros em rotas internacionais passaram pelo Pinto Martins em agosto último

(Diário do NOrdeste)