Se a comparação entre o futebol de Neymar e Pelé, tricampeão do mundo com a seleção, ainda é bastante precipitada, fora do campo ela já pode ser feita. Uma surpreendente pesquisa divulgada pela Ibope Media, nessa terça-feira, mostra que o jovem atacante ultrapassa a lenda do Santos e da seleção brasileira na preferência dos brasileiros.

Um grupo de 9 mil pessoas foi entrevistada entre abril e junho de 2011 em 12 regiões metropolitanas do país – Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Cada um escolheu o atleta mais admirado entre as 18 personalidades esportivas mais citadas na TV. Ronaldo Fenômeno foi o mais citado, com 15%. Neymar aparece logo em seguida, com 12%, um ponto acima de Pelé. Ronaldinho Gaúcho e Ayrton Senna vêm atrás com 8 e 3%, respectivamente.

A força da imagem de Neymar realmente impressiona. Bicampeão paulista, campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores com o Santos tendo apenas 19 anos, o maior revelação atual do futebol nacional já é reconhecido internacionalmente. Barcelona e Real Madrid disputam pelo seu futebol e marcas locais e estrangeiras brigam para víncular suas marcas a ele. Além das verbas com patrocínio, especula-se que o salário de Neymar no Santos seja de R$ 1,5 milhão por mês.

(Espn Estadão)