As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (3) para presos ou jovens que cumprem medidas socioeducativas com privação de liberdade. Os interessados podem se inscrever a partir das 10 horas até às 23h59min do dia 17 de outubro.

Inscrições

Cada unidade prisional ou socioeducativa cadastrada deve ter um responsável pedagógico para fazer as inscrições dos participantes, além de acompanhar os resultados, pleitear a certificação do participante e a inscrição do candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros programas de acesso ao ensino superior.

Provas

A seleção ocorre por meio de quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma.  De acordo com o edital, as provas serão realizadas nos dias 28 e 29 de novembro e vão abordar as seguintes áreas de conhecimento:

– Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
– Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
– Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (Língua Portuguesa, Literatura, língua estrangeira Inglês ou Espanhol -, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
– Matemática e suas tecnologias (Matemática)

Participação

O Enem é destinado a quem já concluiu o Ensino Médio ou não terminou essa etapa, mas pretende obter o certificado de conclusão por meio da prova. A participação é voluntária e gratuita

Não podem participar pessoas que tiverem a liberdade decretada antes do exame. Para casos de transferência, a alteração do local de prova deve ocorrer com até 20 dias antes do dia da prova.

Redação Jangadeiro Online, com informações da Agência Brasil