Amigo bem informado do SRZD traz a informação que o empresário Nelson Tanure vendeu o site “JB Online” para o empresário Paulo Abreu, do CBS, Comunicação Brasil Sat. Tudo já estaria sacramentado. E até José Antonio do Nascimento Brito já teria dado sinal verde para o prosseguimento dos detalhes jurídicos.

Se de fato tudo se consumar, trata-se de um avanço importante dos irmãos Paulo e José Masci de Abreu sobre o Rio de Janeiro, já que eles controlam mais de 28 emissoras de rádio e estão muito bem posicionados em São Paulo.

Os Abreu são donos da “Kiss”, “Mundial”, “Tupi” AM e FM de São Paulo, “Scalla” e as rádios “Terra” AM e FM. Segundo reportagem do “Observatório da Imprensa” de 2007, “embora não constem no site do grupo, a “Apollo” e a pentecostal “Deus é Amor” também têm Paulo Masci de Abreu entre os sócios e como dirigente. Além das cinco rádios declaradas e das duas em que constam como cotistas, os Abreu também controlam, na prática, a “Rádio Atual”.

A estratégia de Paulo Abreu é entrar fortemente no Rio de Janeiro. E para isso, no pacote, já conseguiu trazer para sua rede uma emissora de TV Educativa que opera em UHF de Niterói concedidas para pessoas próximas ao prefeito Jorge Roberto Silveira. Além da própria versão carioca para a rádio “Kiss FM”, conhecida em São Paulo. Os novos diretores já trabalham, inclusive, num escritório na Av. Rio Branco, centro do Rio.

Abreu conta na sua expansão com aproximações políticas consideradas estratégicas. No início do ano passado, ele reformulou a “Rádio Iguatemi AM”. A emissora ocupa o prefixo 1.370, que era utilizado pela extinta “Rádio DaCidade” (ou AM DaCidade). E não foi por acaso que Abreu pôs na direção geral o jornalista e ex-deputado federal João Leite Neto. Até o ex-presidente  Fernando Henrique Cardoso  foi prestigiar a inauguração dos novos estúdios da rádio. No dia, foi dado o nome ao lugar de “Centro de Produção – Socióloga Ruth Cardoso”.

Abreu é rápido. Neste caso da “Iguatemi”, ele montou a estrutura com equipamentos de última geração. Ele a instalou em Alphaville, elite dos endinheirados paulistanos. E fez tudo isso em apenas 60 dias.

De acordo com o amigo bem informado do SRZD, ele quer fazer o mesmo no Rio com a rádio “Kiss”, a TV e o site “JB Online”, hoje hospedado no portal “Terra”.

Tudo rápido, diz o amigo, para cumprir um cronograma político ainda sigiloso.

(Portal do Sidney Rezende)

Anúncios