O Governo do Estado está incentivando as universidades a preencherem as 3.257 vagas de estágio para estudantes do ensino superior, nos 64 órgãos estaduais. Uma reunião para fortalecer a ideia foi realizada ontem com reitores das universidades e a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), que lançou o Programa de Estágio do Governo.

Criado por decreto do governador Cid Gomes em 2009, o Programa ganha destaque agora, por conta do número de vagas ociosas. A remuneração é de R$ 503,16.

Os órgãos devem receber, no mínimo, 15 universitários e, no máximo, 150. Cada local é responsável por seu processo seletivo, geralmente composto por prova, entrevista e análise de currículo.

Oportunidade

A carga horária é padrão, quatro horas por dia. De acordo com o Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Assis Araripe, a universidade exige que o trabalho do aluno não ultrapasse seis horas diárias. “O estágio não pode se transformar em mão-de-obra barata”, diz.

O Governo tem convênio com 19 universidades e faculdades, beneficiadas diretamente com o Programa de Estágio.

Segundo o Secretário da Seplag, Eduardo Diogo, o objetivo da ação é aprofundar o tripé formado entre poder estadual, instituições de ensino e universitários. Ele afirma que o estágio é “um multiplicador sem tamanho de oportunidades” para as três instâncias.

A experiência amplia a vivência política do estudante, promovendo prestação de serviço qualificado na área pública.

Eduardo Diogo aponta que, no futuro, existe a perspectiva de incorporar estágios voluntários nos departamentos do Governo. (Natália Maia, especial para O POVO)

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Com o programa de estágio, o Governo estimula os órgãos a receber os estudantes das universidades e proporciona uma experiência prática do que é aprendido em sala de aula.

SERVIÇO 

Como conseguir um estágio no Governo do Estado?

Pré-requisitos: estar regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior conveniada, ter cumprido mínimo de 50% dos créditos.

Remuneração: R$ 503,16

Contatos: Secretaria do Planejamento: 3101-3813

Saiba mais

Áreas com maior demanda: Administração, Economia, Ciências Políticas, Tecnologia da Informação.

Carga-Horária: 4 horas por dia – De 8h às 12h ou de 13h às 17h.

Além da análise do desempenho acadêmico, outras qualidades são procuradas em estudantes que querem estagiar no serviço público.

As principais são: comprometimento, disciplina, abertura ao aprendizado e disposição a contribuição com o órgão de trabalho escolhido.

(O Povo Online)

Anúncios