Nesta segunda-feira (12), acontece o Miss Universo 2011 no Credicard Hall, em São Paulo. Tamanho o furor que o concurso causa na mídia, o Virgula Lifstyle estava aqui pensando: que raios faz uma Miss? Que importância a “mulher mais bonita do mundo” tem para a humanidade? Qual a função cívica dessa donzela? O que ela ganha ao virar Miss Universo?

Ao ganhar o concurso a vencedora leva um ano de contrato com a Miss Universe Organization, um prêmio em dinheiro, joias, roupas e passa seu reinado viajando pelo mundo levando a mensagem de controle de doenças, paz e cuidados com a AIDS. Além disso, ela fica todo o seu reinado hospedada em um apartamento da Trump Tower, na cidade de Nova York. Sim, uma regalia à lá Casa Branca, Palácio da Alvorada…

Aí você para e pensa: Seria essa miss uma espécie de Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce, que saem por aí pregando a paz e os cuidados com o próximo? Bom… Supostamente Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce nunca desfilaram de biquíni por aí e com todo respeito, acreditamos que não fariam isso e muito provavelmente não eram tão vaidosas como as candidatas a miss. 

As misses resumidamente são um belo par de pernas que querem provar ao mundo que sabem fazer trabalho social. Uma coisa meio “não sou só um rostinho bonito”. E, claro, terem o privilégio de poder contar aos netos algum dia na vida, que já foram coroadas a mulher mais bela do universo e viajaram o mundo abraçando causas humanitárias.

Mas alto lá! A definição do concurso deixa bem claro que é mais do que uma simples competição de beleza física. A Miss Universo precisa ser uma mulher inteligente, culta e de boas maneiras. Por isso, além de desfilarem ao vivo para o mundo todo em traje típico, de banho e de gala, as cinco finalistas respondem perguntas “super complicadas” para provar seu intelecto. E, acredite, elas se preparam muito para isso, mas ainda assim, sai cada pérola nas respostas…

A miss é uma espécie de sub celebridade, algo que nos lembra um pouco os ex-BBBs que possuem um ano de fama pós reality show. Alguns ex-BBBs só são lembrados quando está rolando uma outra edição do reality, porque aí aparecem para opinar no Twitter, dar entrevistas sobre quem é o melhor candidato ao prêmio e por aí vai. A miss também tem sempre uns minutinhos de fama no concurso do ano seguinte, quando repassa a coroa à sua sucessora. Porque fora isso, quem é que se lembra da coitada depois que é eleita?

No entanto, amiga, não vá achando que para se tornar uma miss é só se espelhar em uma ex-BBB gata e pronto. Pra começar, ao contrário de muitas ex integrantes da “casa mais vigiada do Brasil”, para ser miss não é permitido que você já tenha sido fotografada ou filmada totalmente despida, expondo os seios e partes íntimas, e muito menos, em cena de sexo explícito. Além disso, ser mãe, estar grávida, casada, separada e o diabo a quatro também são condições estritamente proibidas. Se você não sofre de nenhum desses “males”, basta ter um corpo à altura das candidatas atuais, estar com os tratamentos de beleza em dia e jogar seu charme aos jurados. Ops! Não se esqueça de estudar para as perguntas…

(Portal Vírgula)

Anúncios