Um grupo de ritmistas cearenses formado por 12 crianças e adolescentes carentes de Fortaleza foi convidado este mês pela escola de samba Unidos da Tijuca para desfilar no Carnaval do Rio de Janeiro em 2012. O convite foi feito pelo mestre de bateria da escola, que viu uma das apresentações do grupo no pré-carnaval de Fortaleza em janeiro deste ano.

Todos os integrantes do grupo moram no Bairro Pirambu, na zona Oeste de Fortaleza. Eles fazem parte do projeto Ilhas, da Fundação Ana Lima, que oferece atividades sociais a crianças de bairros de baixa renda da capital. “A gente procura fazer um pouquinho de diferença na vida deles. E essa mudança passa muito pela inclusão social”, diz a diretora da fundação, Aristela Holanda.

Um dos escolhidos foi Ítalo Silva, de 12 anos. Ele toca surdo e foi eleito o melhor ritmista da festa em Fortaleza. “Estou feliz com o convite. Minha mãe está emocionada. Nunca viajamos na vida. Vai ser nossa primeira viagem”, diz Ítalo.

André Tavares é outro integrante do grupo de ritmistas que irá ao Rio de Janeiro. Ele mora com o pai, mãe e mais cinco irmãos. “Eu nem ia poder viajar se dependesse da minha mãe. Tenho vários irmãos e minha mãe não tem dinheiro para comprar passagem ”, diz.

Para conhecer a estrutura da escola, o enredo e começar a treinar com toda a bateria da Unidos da Tijuca, os 12 integrantes já viajam na semana que vem para o Rio de Janeiro. O grupo ainda deve fazer mais algumas viagens ao Rio até a apresentação no Carnaval do ano que vem.

(G1 Ceará)